15h46min - 01 de Abril de 2013 Atualizado em 23h21min - 29 de Junho de 2013

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas recebe inscrições até sexta-feira

Minas Gerais lidera o ranking de premiados no torneio há seis edições. Podem participar escolas das redes municipais, estaduais e federal

Divulgação/SEE
Alunos da rede estadual durante a aplicação das provas na edição de 2012 da Obmep

Minas Gerais tem se destacado nas últimas seis edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Para que o bom desempenho na competição continue sendo marca registrada dos mineiros, as escolas têm até a próxima sexta-feira (5) para se inscrever na 9ª edição da Obmep. Podem participar escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal de ensino que atendem alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio de todo o país. Nesta etapa da competição, as escolas devem informar o número de alunos que participarão da primeira fase, sem a necessidade das inscrições individuais.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, destaca a importância da efetiva participação das escolas mineiras no torneio nacional. “Apenas no ano de 2012, nossos estudantes representaram cerca de 10% dos inscritos na Olimpíada. Por isso, é importante que nossas escolas continuem a ter essa participação significativa na edição de 2013, mas para isso é preciso se inscrever”.

O cadastro para participar da competição deve ser feito pela escola, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da competição. Na primeira fase, a escola deverá indicar na ficha apenas o número total de alunos inscritos em cada nível (nível I para alunos do 6º e 7º anos; nível II para alunos do 8º e 9º anos e; nível III para alunos do ensino médio). A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Etapas da Obmep

A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva. De acordo com o calendário da competição, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 4 de junho. Já os testes da segunda etapa serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro.

Minas na frente

Em 2012, a participação mineira na competição foi expressiva. Naquele ano, o Estado registrou mais de dois milhões de inscritos para a primeira fase da competição. O número representou cerca de 10% dos participantes em todo o país, que foi de 19,1 milhões. Para a 7ª edição, Minas contou com 4.464 escolas inscritas das 46.728 escolas públicas participantes nos três níveis da Obmep em todo o país. As escolas participantes foram de todos os 853 municípios do estado.

Em relação a resultados, Minas Gerais tem destaque ainda maior e tem apresentado um crescimento significativo na competição tanto em números absolutos, quanto percentualmente. Em 2011, quando a organização da Obmep distribuiu 3200 medalhas, os estudantes mineiros conquistaram 816, ou 25,5% do total. Em 2012, foram 4500 medalhas e alunos de Minas conquistaram 29,6% do total.