Segurança / Defesa Social

14h23min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 14h26min

Operação da Polícia Civil combate a ação de cambistas em Belo Horizonte

Entre os envolvidos conduzidos à delegacia, um brasileiro teve sua prisão em flagrante ratificada, por tentativa de suborno

A equipe de policiais civis da Coordenação Operacional da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária realizou uma operação voltada para o combate à ação de cambistas, neste sábado (28/06), que resultou na condução de um grupo de quatro brasileiros e quatro estrangeiros à 3ª Delegacia Regional Noroeste. Apenas um dos envolvidos, que é brasileiro, teve sua prisão em flagrante ratificada, por tentar subornar um dos policiais civis oferecendo dinheiro para não ter o crime registrado. Os demais foram ouvidos e tiveram seus Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) redigidos, para serem encaminhados ao Juizado Especial Criminal.

De acordo com o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho, que coordenou os trabalhos, a equipe realizou o levantamento, durante todo o decorrer da semana, identificando os pontos mais prováveis para a atuação de cambistas que pretendiam vender de ingressos de jogos da Copa do Mundo. Áreas do entorno do estádio do Mineirão e outros pontos distintos da capital se tornaram alvo das abordagens dos policiais civis, possibilitando a repressão do cambismo, por se tratar de uma conduta tipificada no Estatuto do Torcedor.

A operação resultou na encaminhamento de quatro brasileiros, dois venezuelanos,um inglês e um chileno à delegacia. A Polícia Civil providenciou o imediato comunicado do fato à Polícia Federal, que ficou encarregada de conferir se cada um dos estrangeiros envolvidos estaria em situação regular no pais."É preciso ressaltar a importância da ação da Polícia Civil de Minas Gerais no combate a este tipo de crime. É uma ação que tem como foco garantir a segurança dos cidadãos e o cumprimento da lei, sobretudo no momento em que sediamos um evento internacional", declarou Jeferson Botelho.