16h37min - 26 de Maio de 2015 Atualizado em 17h13min

Operação fiscaliza desmatamento da Mata Atlântica no Vale do Jequitinhonha

Iniciativa vai investigar áreas indicadas pelo monitoramento via satélite realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Wellington Pedro de Oliveira
Operação Serra Negra é a segunda grande ação para coibir o desmatamento do bioma em 2015

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciaram nesta segunda-feira (26/05), no Vale do Jequitinhonha, a Operação Serra Negra de combate ao desmatamento da Mata Atlântica. A ação busca identificar pessoas e empreendimentos que suprimem irregularmente a vegetação nativa e fazem mau uso dos recursos naturais.

A operação investigará áreas de desmatamento indicadas pelo monitoramento via satélite realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A ação será feita simultaneamente em quatro municípios: Itamarandiba, Senador Modestino Gonçalves, Frei Lago Negro e Rio Vermelho. Além dos fiscais, participam do trabalho integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Os locais a serem fiscalizados foram pré-definidos no planejamento da Semad como locais onde houve supressão de mata nativa e cabe aos fiscais identificar se foi autorizada ou não, quais os estágios e tipo de vegetação. Também serão fiscalizados caminhões de carvão, comércio, empresas empacotadoras, bem como empreendimentos embargados em operações anteriores, se permanecem com as atividades paralisadas.

O subsecretário de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Semad, Marcelo da Fonseca, observa que a região é um dos principais polos de silvicultura do país e tem elevada produção de carvão vegetal. “A região abriga o Parque Estadual da Serra Negra, uma das unidades de conservação do Estado que possui rica biodiversidade e importante potencial hídrico para toda a região”, ressalta.

A Operação Serra Negra é a segunda grande ação para coibir o desmatamento na Mata Atlântica em 2015. Em março, a Operação Macaco Muriqui 3 embargou 550 hectares de áreas do bioma desmatadas ilegalmente. A ação foi realizada em oito municípios no nordeste do estado.