Casa Civil | Governo

21h03min - 27 de Abril de 2011 Atualizado em 20h35min - 17 de Junho de 2013

Organizações não governamentais querem ter sede em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE (27/04/11) - Representantes de duas organizações internacionais do terceiro setor, o Fundo Cristão e a KNB, foram recebidos pelo subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Leonardo Portela, e pelo chefe da Assessoria de Articulação e Parceria e Participação Social de Minas Gerais, Marcelo Garcia.  Eles querem instalar unidades em Belo Horizonte, por considerar a capital mineira estrategicamente localizada.

O subsecretário Leonardo Portela disse que será criada uma agenda para a implantação, em Belo Horizonte, de um centro de competência voltado para organizações internacionais do terceiro setor com atuação em Minas Gerais.

No Brasil, existem 12 organizações internacionais, espalhadas por 19 estados, que prestam assistência às crianças e jovens em situações de risco. Em Minas Gerais, são apenas três: Visão Mundial e Fundo Cristão, dos Estados Unidos, e a alemã KNH. Essas entidades sobrevivem de doações.

Os representantes das organizações destacaram ainda a importância de uma união entre o terceiro setor, a iniciativa privada e o poder público. Segundo o representante do Fundo Cristão, Gerson Pacheco, além de defesa dos direitos humanos, as ONGs estão preparadas para ajudar os estados no enfrentamento de catástrofes.

Participaram também do encontro, a presidente do Sindicato das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Minas Gerais, Elaine Pereira Clemente, e o representante da Prefeitura de Belo Horizonte, Ricardo Pires.