Governo

08h31min - 02 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h42min - 01 de Outubro de 2015

Ouvidoria-Geral do Estado mais perto do cidadão do interior de Minas Gerais

OGE já percorreu 9 mil quilômetros para marcar presença nas cidades sede das segundas rodadas dos Fóruns Regionais de Governo

Daniel Sampaio
Unidades móveis levaram a Ouvidoria para mais perto dos cidadãos no interior de Minas Gerais

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) percorreu, em quase três meses, aproximadamente 9 mil quilômetros para atender aos cidadãos do interior de Minas Gerais. A maratona se deu durante as segundas rodadas dos Fóruns Regionais, realizados pelo Governo do Estado nos 17 territórios de desenvolvimento, entre os meses de julho e outubro deste ano.

A atuação da OGE foi paralela aos trabalhos dos Fóruns, em que representantes do Governo do Estado ouviram as prioridades e reivindicações da população de cada território regional. Em uma tenda montada nos locais dos Fóruns, a equipe de ouvidores e funcionários deu orientações e recebeu reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões dos moradores.

Presença e proximidade

A OGE marcou presença em cidades sedes dos Fóruns Regionais como Montes Claros, Passos, Teófilo Otoni, Ipatinga, Governador Valadares, Curvelo, Paracatu, Belo Horizonte, Divinópolis e, neste sábado, estará em Poços de Caldas, o último evento desta segunda etapa do programa. Em Almenara, Juiz de Fora, Diamantina, Ponte Nova, Uberlândia e Araxá, além de participar dos Fóruns, a OGE  também instalou a Ouvidoria Móvel.

Para a ouvidora-geral adjunta, Mônica Coelho, a participação nos Fóruns Regionais permitiu uma maior aproximação da Ouvidoria com os cidadãos que moram no interior de Minas Gerais. “Foi uma grande oportunidade de sairmos do nível central e ouvirmos pessoas de cada região, com suas especificidades, e de mostrarmos que elas têm um canal junto ao Governo”, ressalta Mônica.

A ouvidora-geral adjunta acrescenta que os trabalhos durante os Fóruns serviram para ampliar o conhecimento da população a respeito da atuação da Ouvidoria e, com isso, fortalecer  a cultura de participação e controle social.  “Só conseguimos mudar algo se expomos a nossa opinião, e nos canais adequados. No caso de Minas Gerais, esse canal é a Ouvidoria”, completa Mônica.

Missão

A Ouvidoria-Geral do Estado foi criada com a missão de ouvir, acompanhar e responder às manifestações do cidadão, assim como apresentar aos dirigentes máximos dos órgãos do Estado e ao governador as demandas apontadas pela população em relação aos serviços públicos.

As manifestações incluem, por exemplo, críticas, reclamações, denúncias sobre o uso irregular do patrimônio público, sobre questões nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, segurança e outros serviços públicos. Na OGE, o cidadão também pode fazer elogios e apresentar sugestões.

Mais de 11 mil manifestações

No primeiro semestre de 2015, a OGE recebeu 11.198 manifestações. Desse total, 60% já foram encerradas e outras 40% continuam em tramitação nos órgãos do Estado. A Ouvidoria mais demandada foi a de Saúde, com 3.076 manifestações, seguida da Ouvidoria de Polícia (2.041), Educação (1.801), Fazenda (1.406), Sistema Penitenciário (1.402) e Meio Ambiente (251).

As demandas solucionadas no primeiro atendimento, ou seja, antes de serem encaminhadas para as ouvidorias especializadas, somam 1.221.

Serviço

Além da Ouvidoria Móvel, a OGE recebe manifestações dos cidadãos por meio de outros canais: o Disque Ouvidoria (telefone 162); o site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br); e as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Também é possível registrar manifestações comparecendo à sede da OGE (Rodovia Pref. Américo Gianetti 4.001 - bairro Serra Verde – Belo Horizonte (MG) - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas enviadas para o órgão também serão aceitos como manifestações.