Governo

16h31min - 25 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h29min

Ouvidorias do Estado e do município de Contagem se unem para atender população

Cidadão teve a oportunidade de registrar suas reclamações, denúncias, sugestões e elogios sobre os serviços prestados pelo Estado e município

Eduardo Panzi/OGE
Equipes das duas ouvidorias que se instalaram na Praça Iria Diniz, no bairro Eldorado

Nesta terça-feira (25) o município de Contagem recebeu, pela primeira vez, o atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) e da Ouvidoria-Geral do Município de Contagem (Ogem), que se uniram para levar ao cidadão a possibilidade de registrarem suas reclamações, denúncias, sugestões e elogios sobre os serviços públicos prestados pelo Governo de Minas e pela Prefeitura. Servidores do Procon de Contagem e da Ouvidoria da Câmara Municipal se uniram às equipes das duas ouvidorias que se instalaram na Praça Iria Diniz, no bairro Eldorado, durante todo o dia.

A moradora do bairro Glória, em Contagem, Lucia dos Santos, aproveitou a oportunidade da ouvidoria móvel para se queixar sobre a área da saúde, que não a deixa satisfeita, e valorizar a importância da ação. "Não é sempre que temos a oportunidade de conversar, de forma direta, com o Governo do Estado e registrar nossas insatisfações, no meu caso, com a saúde. É louvável e poderia acontecer mais vezes essa atividade da ouvidoria aqui em Contagem".

Lusmar do Nascimento também considera importante o serviço oferecido pela Ouvidoria-Geral e veio de Betim para registrar sua manifestação. "Ouvi na rádio que a Ouvidoria-Geral do Estado estaria nesta praça hoje e aproveitei para esclarecer algumas dúvidas a respeito da área da educação. Saio daqui bem satisfeita com o trabalho da ouvidoria", afirmou.

Democracia ativa

A ouvidora-geral adjunta do Estado, Mônica Coelho, ressaltou a importância do cidadão se manifestar junto à Ouvidoria. “Além de ser uma forma efetiva de democracia ativa, as manifestações da população são transformadas em estatísticas que dão suporte para a administração pública identificar suas principais demandas para auxiliar na criação e aprimoramento de políticas públicas”, explica. Mônica Coelho ainda convidou a população a comparecer às próximas ouvidorias móveis da OGE. “No dia 3 de dezembro estaremos em Venda Nova e no dia 12 vamos atender a população na Casa de Direitos Humanos de Belo Horizonte, no Centro da capital”.

O vice-prefeito de Contagem, João Guedes, esteve na Praça Iria Diniz acolhendo as manifestações e destacou a importância do contato direto com o cidadão. "A Prefeitura de Contagem entende que a ouvidoria pública é a melhor forma de contato com a população e através de iniciativas como a ouvidoria móvel o gestor pode identificar gargalos e até mesmo evitar futuros problemas".

A ouvidora do Município de Contagem, Carla Soares, também esteve no local e apreciou a ação, que é promovida pela primeira vez pela Ouvidoria-Geral do Município, e adiantou que ações como a desta terça-feira voltarão a acontecer. "A Ouvidoria de Contagem agradece a parceria com a OGE e vamos aproveitar esta experiência de hoje, já que é a nossa primeira ouvidoria itinerante, para promovermos outras atividades, junto ao cidadão, no município", afirma.

Como se manifestar

A ouvidoria móvel é uma das formas de contato do cidadão com a Ouvidoria-Geral do Estado, que também registra as manifestações por outros caminhos, como pelo Disque-Ouvidoria 162, pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br, por carta ou de forma presencial na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001 - Bairro: Serra Verde - BH/MG - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31630-901. O cidadão também pode procurar uma das 28 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de todo o Estado, bem como a Casa de Direitos Humanos de Belo Horizonte, onde a OGE possui sala específica para atendimento da população.

Para falar com a Ouvidoria-Geral do Município de Contagem a população pode enviar mensagem para o e-mail ouvidoria@contagem.mg.gov.br, acessar o banner da ouvidoria no site da prefeitura www.contagem.mg.gov.br, entrar em contato pelo telefone 0800-0313188 ou, ainda, pessoalmente, dirigindo-se à Rua Bélgica, nº 486, Glória. Contagem também possui uma ouvidoria específica para questões relacionadas à saúde, localizada à Avenida Coronel David Sarnoff, nº 3113, Cidade Industrial. Os contatos também podem ser feitos pelo telefone 0800-2832947 ou pelo e-mail ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br.