Governo

10h37min - 10 de Junho de 2015 Atualizado em 10h39min

Ouvidorias Regionais de Saúde estão presentes em 79% dos municípios mineiros

Cidadãos podem se manifestar sobre os serviços públicos de saúde nas unidades que estão presentes em 672 municípios do estado

Divulgação/OGE

As Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios do interior receberão curso de qualificação entre 3 a 7 de agosto.  Os ouvidores municipais passarão por uma reciclagem e a programação está em processo de formatação. A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) auxilia na implantação das ouvidorias no interior, prestando consultoria para instalação de novas unidades e no fortalecimento delas ofertando qualificação. Os municípios interessados devem procurar a OGE.

Hoje são 62 ouvidorias regionais em todo o estado, totalizando cobertura em 672 municípios, 79% do total de Minas. Nesses locais, os cidadãos podem registrar suas manifestações quanto aos serviços do SUS. O objetivo é incentivar cada vez mais essa descentralização.

Em 2014, foram realizadas mais de 40 capacitações para que as ouvidorias municipais possam gerenciar a ferramenta de registro de manifestações no sistema Ouvidor SUS. “A ouvidoria tem de estar perto de onde o cidadão está”, reforça a assessora técnica da Ouvidoria de Saúde do Estado, Mariana Magalhães.

Região Central

A Ouvidoria de Itabira, por exemplo, recebe demandas de 12 municípios da microrregião. De acordo com a ouvidora Nélia Cunha, foram feitas reuniões com prefeitos e secretários municipais para explicar a importância desse instrumento, além da produção de material informativo como banners, folders, cartazes e camisas para divulgar o serviço “A ouvidoria é ferramenta de gestão para ouvir o cidadão que agora tem na nossa cidade um lugar registrar suas manifestações pertinentes à saúde do município”, comenta Nélia.

Norte de Minas

A mesma estratégia será utilizada em Montes Claros para fortalecer a descentralização. A expectativa, de acordo com ouvidora de saúde Luciene Mussi França Nunes, é que os cidadãos de 11 municípios daquela microrregião procurem mais os serviços da célula a partir de uma ação de divulgação.

Sul de Minas

Na Ouvidoria do SUS de Varginha – que atende outros 4  municípios na microrregião – começa a perceber os efeitos desse fortalecimento. “Já está havendo uma melhoria do serviço público diante das manifestações. Em maio diminuiu a quantidade de reclamações”, afirma a ouvidora de saúde Eliane Aparecida Rocha, referindo-se a queixas na marcação de consultas do sistema municipal.

O atendente de farmácia Northon Kenned Guimarães, 28 anos, tentava há três meses marcar um horário com o ortopedista. O telefone para agendamento de consulta, segundo ele, sempre estava ocupado ou ninguém atendia. “Quando procurei a ouvidoria foi rápido. Eles me deram retorno em duas semanas”, contou.

Para a garçonete Elaine Helena Branco, 25 anos, também moradora de Varginha, a resposta após uma manifestação sobre marcação de consulta foi ainda mais ágil: “Fui na ouvidoria e com menos de dois dias resolveram pra mim”.

Estes são alguns exemplos do interesse do Governo em ampliar a comunicação com a comunidade. Para o ouvidor-geral, Fábio Caldeira, é de fundamental importância fortalecer o controle social.  “A OGE vem atuando de forma obstinada para efetivar as instâncias regionais com vistas a melhorar a prestação da política pública”, afirma.

Serviço

O cidadão deve procurar as unidades das ouvidorias de suas cidades ou nos canais da Ouvidoria-Geral do estado:

- pelo telefone 162, Disque Ouvidoria

- pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br

- por carta ou atendimento presencial na Cidade Administrativa (Endereço: Rodovia Pref. Américo Gianetti, 4001, Serra Verde, Belo Horizonte – Prédio Gerais, 12º andar – CEP.: 31.630-901).