Palavra do Governador

00h01min - 28 de Junho de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador destaca ações do Governo de Minas para o desenvolvimento sustentável

“No momento em que nós adotamos uma licitação para produtos sustentáveis, como a compra de produtos verdes, significa que nós estamos estimulando e fomentando uma economia verde, garantindo a sustentabilidade do nosso planeta”, diz Anastasia

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre as políticas públicas do Governo de Minas em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. São ações que ganharam destaque durante a realização da Rio+20, a Conferência da Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável, que terminou na semana passada no Rio de Janeiro.

“No momento em que nós adotamos uma licitação para a compra de produtos verdes, nós estamos estimulando e fomentando uma economia verde e, ao mesmo tempo, garantindo a sustentabilidade do nosso planeta. Então, o desenvolvimento sustentável é possível e é necessário”, afirma Anastasia.

O governador cita como exemplo de iniciativas ligadas à gestão ambiental em Minas a Parceria Público Privada (PPP) de resíduos sólidos urbanos, que tem como objetivo fazer com que 100% do lixo da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) sejam eliminados de forma correta.

“O objetivo é fazer um grande esforço para estabelecermos aqui na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes, um projeto muito ousado para acabar com o lixão”, ressalta.

Antonio Anastasia destaca também a gestão das águas em Minas. Cita a meta de 2014, cujo principal objetivo é a recuperação da qualidade das águas do Rio das Velhas. “Isso significará a possibilidade até mesmo de nós nadarmos na Região Metropolitana”, acredita o governador.

Outro destaque do governo de Minas nessa área é o projeto Hidroex Cidade das Águas, desenvolvido em parceria com a Unesco, em Frutal, no Triângulo Mineiro. Trata-se de um centro de capacitação e pesquisa para preservação e recuperação das águas, e de educação na gestão da água.

“Essa parceria se consolida através de uma grande associação de universidades, são mais de 11 instituições que colaboram entre si com o objetivo de estudarmos os usos adequados e a conservação das águas como riqueza imprescindível, não só para o desenvolvimento, mas para a sobrevivência humana”, explica o governador

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcasts/web) e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.