Palavra do Governador

06h54min - 16 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador destaca ações que levam serviços de saúde à população do interior do Estado

“Nosso projeto fundamental é levar a saúde para mais próximo de cada cidadão, aonde quer que ele esteja em Minas Gerais”, diz Anastasia

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre as políticas públicas do Governo de Minas que beneficiam as cidades do interior na área da saúde. Um dos exemplos, citados pelo governador, é o Sistema Estadual de Transporte em Saúde, que já distribuiu 500 micro-ônibus para 47 Consórcios Intermunicipais de Saúde. O projeto já atendeu 8,1 milhões de pessoas no Estado. “Já tivemos a possibilidade de distribuir mais de duas mil ambulâncias, dentro de um projeto fundamental para Minas que é levar a saúde para mais próximo de cada cidadão”, afirma o governador.

A criação dos consórcios intermunicipais é outro projeto que está levando mais serviços de saúde para os moradores das pequenas cidades. Já são 65 consórcios em todo o Estado. “Dos 853 municípios mineiros, cerca de 700 têm menos de 10 mil habitantes e eles não têm condições de ter uma estrutura médica completa em seu município. Mas se associando a outros da sua região, aí sim, o atendimento pode ser feito de maneira muito mais eficiente”, ressalta Anastasia.

O governador também destaca outras ações, como a expansão do Farmácia de Minas, a construção de mais de duas mil unidades básicas de saúde (UBS) e a reforma dos hospitais das cidades do interior através doPrograma de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp). São projetos que  já apresentam resultados positivos. “Um exemplo muito bom é o serviço de atendimento de urgência e emergência que foi instalado no Norte do Estado e que está garantindo, a cada ano, a redução de cerca de mil mortes. Ou seja, são mil pessoas vivas que nós temos a mais, graças a esse sistema de urgência e emergência”, conclui o governador.

O Palavra do Governador é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcast/web) e vídeo (em qualidade broadcast para TV). O programa pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea.

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.