Governador | Palavra do Governador

06h00min - 26 de Julho de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador destaca Campanha pela Lei Seca em Minas que completa um ano

A Campanha “Sou pela Vida, Dirijo sem bebida”’ vai ser ampliada na capital e começa a chegar ao interior do Estado. Redução do número de acidentes foi de quase 16% no período de um ano.

No Palavra do Governador desta semana Antonio Anastasia fala sobre a Campanha “Sou Pela Vida, dirijo sem Bebida”, uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da  Secretaria de Estado de Defesa Social, que acaba de completar um ano registrando uma redução de 15,9% dos acidentes com vítimas na capital. Já o número de acidentes de trânsito sem vítima teve uma redução de 5,9%.

“Na realidade, nós estamos comemorando um ano dessa campanha, Sou Pela Vida, Dirijo sem Bebida, e é uma campanha muito exitosa, que já apresentou redução expressiva no número de acidentes com vítimas e também sem vítimas, em razão das blitz realizadas e da campanha educativa que toda a população está aderindo, porque percebe os riscos decorrentes de dirigir sob efeito de bebida alcoólica”, ressalta do governador.

Nos últimos doze meses, 21.735 veículos foram abordados, resultando em 468 crimes de trânsito (condutores com nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l) e 1.303 infrações de trânsito (condutores com índice de álcool no sangue entre 0,14 e 0,33 mg/l).

Após este primeiro ano, a Secretaria de Estado de Defesa Social decidiu ampliar a campanha. Em Belo Horizonte, as blitze da Lei Seca, que eram realizadas de quinta a domingo, já estão ocorrendo diariamente.  O próximo passo será a expansão para cidades polo, como Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares.

“É uma parceira entre o Governo do Estado, a prefeitura municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil, os órgãos de trânsito, de tal modo que nós possamos apresentar aos motoristas a conscientização, que é muito importante, de não misturar a bebida com a direção. Segurança no trânsito tem sido um grande objetivo de nosso governo e incluímos recentemente esse tema também nos novos Objetivos do Milênio, compromisso que fizemos com as Nações Unidas”, conclui o Governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcasts/web) e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.