Palavra do Governador

06h00min - 18 de Outubro de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador destaca importância do Programa Travessia para redução da pobreza

De acordo com Antonio Anastasia, o Governo de Minas Gerais já investiu cerca de R$ 1 bilhão em ações desenvolvidas em 230 municípios

O Palavra do Governador desta semana tem como destaque o Travessia, programa do Governo de Minas que tem como objetivos a erradicação da pobreza e a redução das históricas desigualdades sociais e regionais do Estado. Trata-se de um dos maiores programas de inclusão social em curso no Brasil.

Iniciado em 2008, o Travessia é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais. Desde 2008, o governo estadual já investiu  cerca de R$ 1 bilhão no programa, com ações desenvolvidos em 230 municípios de todas as regiões do Estado.

“Nós somos muito orgulhosos de ter em Minas Gerais um dos maiores programas de inclusão social em curso no Brasil, que está muito presente em todo o estado e se desdobra em vários eixos”, afirma o governador Antonio Anastasia

O Programa Travessia identifica as principais privações dos cidadãos espalhados por todos os rincões do Estado e busca oferecer aos mais necessitados oportunidades por meio  da educação, saúde, e da geração de emprego e renda.

“Há um Travessia voltado para um diagnóstico, que é o chamado Travessia Porta a Porta, quando são levantadas as carências das famílias. Temos o Travessia Educação, voltado para complementar a escolaridade das famílias que estão em situação de mais risco. O Travessia Saúde, voltado, inclusive, para construir nas casas das pessoas equipamentos como banheiros, instalações sanitárias, para melhorar a questão do saneamento e da saúde. O Travessia Renda, voltado para a qualificação profissional e criação de oportunidades de desenvolvimento. Há um grande esforço coordenado das várias agências e órgãos do Governo do Estado no Travessia para, de fato, apresentar um resultado positivo, em que as pessoas tenham uma mudança verdadeira na sua vida”, explica Anastasia.

Um exemplo de ação do Travessia Renda é o Mutirão da Cidadania, que objetiva garantir o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social e certidões de nascimento, casamento e óbito.

“No Travessia Renda, era fundamental que a pessoa que obtivesse um emprego apresentasse a sua documentação. E nós percebemos que muitas cidades onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é menor, nas cidades mais carentes, as pessoas não tinham a documentação básica. Esse Mutirão da Cidadania que está em curso é um exemplo muito vigoroso da ação social do Governo para levar a certidão de nascimento, a carteira de identidade, a carteira de trabalho para as pessoas se habilitarem, uma vez feita a qualificação profissional, a obterem os empregos e as oportunidades que o Programa Travessia como um todo pode trazer”, afirma o governador.

Somente neste ano, 29 municípios receberam intervenções do mutirão, nas regiões mais carentes de Minas, com 11,6 mil documentos expedidos. Outras 18 cidades ainda vão receber o Mutirão da Cidadania até o final do ano.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades em texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.