Minas por Região
Palavra do Governador

10h23min - 01 de Março de 2012 Atualizado em 16h54min - 27 de Junho de 2013

Palavra do Governador destaca programa de intervenção pedagógica da Secretaria de Estado de Educação

“Este programa é revolucionário. Com ele, nós conseguimos melhorar e muito a qualidade do ensino fundamental em Minas”, diz Anastasia

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre o PIP, o Programa de Intervenção Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação, que faz um acompanhamento escolar dos alunos do Ensino Fundamental. O PIP, cuja segunda fase foi lançada recentemente, atende 1,347 milhões de estudantes em todo o Estado.

“É um programa revolucionário. Nós começamos em 2007, nos primeiros quatro anos do ensino fundamental. O programa leva professores especialistas a todas as escolas e, assim, conseguimos melhorar o grau de leitura dos alunos, de compreensão dos textos e também de proficiência em matemática”, explica Anastasia.

Em sua segunda fase, o programa atenderá também do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e abrangerá também outras disciplinas, como história, ciências e geografia. Cerca de 500 professores especialistas vão ajudar no aprimoramento do ensino de aproximadamente 3 mil escolas de todas as regiões do Estado.

O Governador cita como exemplo dos resultados do Programa de Intervenção Pedagógica o bom desempenho dos estudantes mineiros nos programas de avaliação de ensino e nas olimpíadas de matemática.

Confira a íntegra do Palavra do Governador:

O Governo de Minas lançou recentemente a segunda fase do Programa de Intervenção Pedagógica. Gostaria que o senhor explicasse como funciona este programa e qual é o objetivo principal.

Antonio Anastasia: O Programa de Intervenção Pedagógica é revolucionário, muito importante. Nós começamos em 2007, nos primeiros quatro anos do ensino fundamental. Através desse programa, com a ida de professores especialistas a todas as escolas que tinham essas séries de aulas, nós conseguimos melhorar – e melhorar muito – o grau de leitura dos alunos, de compreensão dos textos e também de proficiência em matemática. Então, houve um avanço expressivo dos alunos até o quarto ano do ensino fundamental em razão deste programa que, repito, trata-se de visitas de professores especialistas às salas de aulas, identificando as necessidades de aprimoramento, identificando necessidades de qualificação dos professores, dando mais suporte aos professores, vendo com os alunos onde estavam, ali, as dificuldades maiores. Então, é feito um acompanhamento muito firme ao lado dessas escolas, dos professores e da direção. E percebemos que foi tão bem sucedida esta primeira fase do chamado PIP, que nós estamos lançando, agora, a segunda etapa: o Programa de Intervenção Pedagógica II, destinado aos últimos anos do ensino fundamental, os cinco últimos anos. Então, neste caso, nós teremos 500 professores especialistas que vão percorrer o Estado todo.

Qual é a abrangência deste programa?

Antonio Anastasia: Exatamente, são 500 professores, como eu mencionava, que correm as quase três mil escolas que têm ensino fundamental, mais de duas mil e oitocentas, investimentos de cerca de R$ 80 milhões, mas, mais importante, é um programa que está universalizado. Aonde houver ensino fundamental, do primeiro ao 9º ano, nós teremos ação, tanto do Programa de Intervenção Pedagógica fase I ou fase II, melhorando muito a qualidade dos resultados dos alunos, não só em matemática e língua portuguesa, mas também em história, geografia e nas ciências. O objetivo, agora, é estender, portanto, este programa a outras áreas do conhecimento, melhorando a qualidade dos nossos alunos que vão ingressar no ensino médio e dando, inclusive agora, com a ajuda da Magistra, que é a nova escola que lançamos para aperfeiçoamento dos professores, cursos de qualificação e de aperfeiçoamento e melhorias dos nossos profissionais que, é claro, merecem uma reciclagem permanente, porque todos nós temos cada vez mais a necessidade de evoluirmos na nossa carreira e nos nossos esforços. Então, é um programa que está muito bem casado dentro das prioridades do governo a favor da educação.

Uma das maneiras de se atestar estes resultados é em relação ao rendimento dos alunos. Pela quinta vez os alunos da rede estadual de Minas conquistaram a Olimpíadas Brasileiras de Matemática, que é um reconhecimento nacional. Esse dado atesta que a educação pública estadual de Minas continua sendo referência para todo o país?

Antonio Anastasia: Não há dúvida e ficamos muito orgulhosos com os estudantes mineiros, graças ao seu esforço, graças aos seus professores, à comunidade escolar como um todo e também às famílias, terem apresentado resultados excelentes. Não só a conquista continuada dos melhores lugares nas Olimpíadas de Matemática, o que muito nos honra, mas, também, indicadores muito bons no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é feito pelo governo federal: o primeiro lugar, entre todos os Estados, nos primeiros quatro anos, o terceiro lugar no ensino médio e, nos últimos anos, no ensino fundamental. Queremos aprimorar ainda mais e, para isso, temos outras formas de avaliação, como o Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização), feito em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, que mede o grau da capacidade de leitura dos alunos e que vem melhorando muito ao longo dos últimos anos. Portanto, todos os resultados são extremamente positivos e vamos continuar nessa mesma luta, aprimorando cada vez mais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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