Palavra do Governador

00h01min - 14 de Junho de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador Especial: Mineiros perguntam e Anastasia responde

Governador responde a perguntas de cidadãos de três regiões do Estado sobre primeiro emprego, desenvolvimento do Vale do Mucuri e incentivos ao agronegócio

O Programa Palavra do Governador desta semana traz uma novidade. São os cidadãos mineiros, de diferentes regiões do Estado, que fazem perguntas ao governador Antonio Anastasia. Este novo formato será ocasional e na estreia o governador responde a perguntas de cidadãos de três regiões de Minas Gerais.

A primeira pergunta é da estudante Pâmela Tito, de Lavras, no sul do Estado. Ela quer saber porque o primeiro emprego para o jovem é tão difícil. O governador diz que Minas Gerais é o Estado no Brasil que tem as menores taxas de desemprego. E cita programas criados no seu Governo para melhorar a qualificação dos jovens, como o PEP, que é o Programa de Educação Profissional, que dá um ensino técnico ao jovem e o Poupança Jovem onde alunos recebem uma bolsa de incentivo no ensino médio.

“O Governo de Minas está trazendo novas empresas para Minas Gerais. Com novas empresas, nós passamos a ter a oportunidade também para os jovens de obter o seu primeiro emprego”, diz Anastasia.

Outro participante do Programa é o lavrador João Mário, de Poté, no Vale do Mucuri. Ele pergunta o que o Governo de Minas está fazendo pela sua região. Antonio Anastasia explica que houve uma revolução nas rodovias do Vale do Mucuri, e que praticamente todas as cidades tem ligação asfáltica. E cita obras importantes como o Centro de Convenções em Teófilo Otoni e um aeroporto regional em Itambacuri. “É uma região que tem muita perspectiva de desenvolvimento. Vamos melhorar a infraestrutura para termos, então, mais desenvolvimento”, ressalta o governador.

A última pergunta é da estudante Natália Estival, de Uberaba. Ela quer saber o que o Governo de Minas está fazendo pela agropecuária. Antonio Anastasia cita o sequenciamento do genoma da raça zebuína, a certificação do café, a cadeia produtiva do Leite, entre outras ações desenvolvidas pelo Governo de Minas para incentivar o agronegócio no estado.

“Nos últimos anos temos aumentado muito o valor do PIB, do Produto Interno Bruto mineiro no agronegócio, que tem tido, felizmente, momentos muito positivos”, conclui Anastasia.

O Palavra do governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcasts/web) e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.