Minas por Região
Esportes

15h22min - 04 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 15h31min

Para-atleta mineira é convocada para a Seleção brasileira de atletismo

Raíssa Rocha Machado vai participar de testes físicos, exames médicos e treinamentos direcionados

Divulgação
Fabio Bernardes foi o vice-campeão do torneio de duplas do Cruyff Foundation Junior Master
Fabio Bernardes foi o vice-campeão do torneio de duplas do Cruyff Foundation Junior Master

A para-atleta Raíssa Rocha Machado, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para a Seleção de jovens de atletismo. Até o dia 7 de fevereiro, a mineira de 18 anos – destaque em provas de corrida e arremessos – e os demais atletas convocados ficarão reunidos em São Caetano do Sul (SP) para testes físicos, exames médicos e treinamentos direcionados.

A Seleção de jovens faz parte do planejamento de alta performance do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo preparar atletas para formar equipes fortes que representarão o Brasil nas mais importantes competições do mundo, como Mundiais, Jogos Parapan-Americanos e Jogos Paralímpicos. Após os treinamentos com a Seleção, Raissa vai se preparar para a disputa do Open Internacional de Atletismo, entre os dias 21 e 25 de abril, em São Paulo. 

Raíssa pratica o atletismo desde 2009, quando deixou o balé e a ginástica. Em 2013, foi premiada com o troféu ‘Melhores do Ano’, entregue pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes. Ela havia conquistado duas medalhas de ouro na disputa dos Jogos de Minas. Em 2014, Raíssa competiu pela primeira vez como profissional no Parapan-Americano, disputado na Argentina. No evento, ela conquistou três medalhas: uma de bronze (lançamento de peso), uma de prata (corrida) e uma de ouro (dardo).

Tenista mineiro conquista medalha em torneio na França

Tricampeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares por Minas Gerais, o tenista Fabio Bernardes, de 15 anos, foi o vice-campeão do torneio de duplas do Cruyff Foundation Junior Master, na cidade de Tarbes, na França. A competição é realizada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e reúne os melhores juvenis do esporte em cadeira de rodas do mundo.

Fábio, de Uberlândia, e seu parceiro, o holandês Mitchel Graauw, chegaram à final, no último sábado (31/1), contra o espanhol Martin De La Puente e o austríaco Nico Langmann. A dupla adversária sagrou-se campeã, depois de vencer os dois sets da final por 6/2 e 6/2. Na semifinal, Fabio Bernardes e Mitchel Graauw ganharam do argentino Facundo Palacio e do americano Chris Heerman por 2 sets a 1 (6/2, 6/7 e 10/4). Fábio Bernardes também participou do torneio de simples da competição, mas não se classificou para os jogos finais.

O para-atleta mineiro foi o primeiro tenista masculino do Brasil no Cruyff Foundation Junior Master. Em duas edições anteriores, o país foi representado por mulheres. Fabio Bernardes viajou acompanhado do técnico Raphael Oliveira, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato