Reforma Agrária

16h13min - 29 de Julho de 2005 Atualizado em 09h00min - 01 de Julho de 2013

Parceria Emater-Incra prevê atendimento a assentados

Emater-MG recebeu propostas de parceria com o Incra para o atendimento a agricultores familiares assentados no Estado. Estão previstas obras de abastecimento de água em assentamentos rurais no Norte e a participação de técnicos na elaboração de projetos para a recuperação ambiental das áreas.

BELO HORIZONTE (29/07/05) – O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, recebeu do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Marcos Helênio Leoni Pena, duas propostas de parceria para o atendimento a agricultores familiares assentados no Estado de Minas Gerais. A primeira é para a execução de obras de abastecimento de água em assentamentos rurais na região Norte, principalmente no Vale do Jequitinhonha. O Incra entraria com cerca de R$ 650 mil, para uma contrapartida de aproximadamente R$ 350 mil da Emater-MG, o que totalizaria por volta de R$ 1 milhão para o projeto.

A outra proposta não inclui aporte financeiro direto. O Incra sugeriu a participação de técnicos da Emater-MG na elaboração de projetos para a recuperação ambiental de áreas de assentamentos da reforma agrária. Neste caso, o Incra tem como objetivo investir até R$ 4,7 milhões em ações como cercamento de áreas de reserva legal visando à regeneração natural, produção de mudas, plantio de espécies nativas e adubação verde, entre outras. O projeto prevê que serão beneficiadas 4,7 mil famílias assentadas, com R$ 1 mil para cada.

O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, afirmou que parcerias como estas são importantes para o desenvolvimento de uma extensão rural de um novo tempo, que contemple a participação ativa dos movimentos sociais. “Nossos extensionistas devem ter estar preparados para construir um novo saber com os assentados. Eles devem ser mais do que técnicos, devem ser agentes de desenvolvimento, para auxiliar as famílias assentadas a construir uma vida melhor”, destacou.

Os Projetos de Recuperação e Conservação serão elaborados pelas equipes de empresas de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), em parceria com os trabalhadores rurais assentados. Em Minas Gerais, as empresas de Ates prestam assessoria a 91 projetos de assentamentos, em um total de 4.780 famílias beneficiadas.

“Esses projetos estão sendo feitos com base nos estudos ambientais já realizados por Universidades de Minas Gerais e técnicos contratados para prestarem os serviços de Ates e vão possibilitar que os assentamentos obtenham licenças ambientais exigidas pela legislação, além de cumprir com as condicionantes e medidas mitigadoras impostas pelo órgão ambiental”, explica a gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Incra/MG, Mônica Mariz de Jesus Carvalho. Dos 173 projetos de assentamento sob responsabilidade do Incra/MG, 101 estão em fase de recuperação ambiental, informa a gerente.