Palavra do Governador

06h00min - 06 de Junho de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Parceria leva conjuntos habitacionais a mais 100 cidades de Minas

Cerca de 15 mil mineiros de várias regiões do Estado vão ser beneficiados com a construção de novas moradias. Nos últimos oito anos, ação da Cohab Minas já resultou em mais de 30 mil casas

Mais 100 municípios de Minas estão sendo contemplados com a ação do Governo do Estado para a área de habitação social. Recentemente, o governador Antonio Anastasia autorizou a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) a fazer nova parceria com o Ministério das Cidades para, no âmbito dos programas Minha Casa Minha Vida e Lares Geraes, construir mais cerca de 3.800 casas, beneficiando diretamente algo em torno de 15 mil mineiros de diversas regiões do Estado. As ações do Governo de Minas nessa área são destaque no Palavra do Governador desta semana.

“Nessa leva são mais 100 municípios, uma parceria muito exitosa e muito bem sucedida entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Na realidade, há um programa no Brasil, o Minha Casa Minha Vida, e um programa estadual, chamado Lares Geraes, que se complementam e nós trabalhamos juntos, de mãos dadas, para melhorar as condições de habitação dos mineiros. Nesse caso, nós estamos beneficiando cerca de 15 mil famílias e ficamos muito felizes de conseguir facilitar a vida das pessoas. Fizemos investimentos importantes, cerca de R$ 300 milhões, sendo R$ 120 milhões do tesouro do Estado, R$ 180 milhões do Governo Federal, materializando, de fato, essa parceria muito adequada para a construção das casas”, explica o governador Anastasia.

O governador lembra que as prefeituras também colaboram com os programas habitacionais, já que, além da doação dos terrenos, viabilizam a infraestrutura onde os conjuntos são construídos. “Portanto, são os três níveis de governo trabalhando irmanados para atender a questão da habitação popular em nosso Brasil e em Minas Gerais”, afirma.

Anastasia lembra ainda a importância desse tipo de parceria. “As pessoas buscam até muito mais do que uma casa, um lar. Ou seja, um local que chamam de seu, que podem morar, ter tranquilidade, não serão despejados, não vão morar de favor, vão ter ali as condições adequadas para criar a sua família”, ressalta.

As casas entregues pela Cohab Minas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço, totalizando 40,79 m² de área, com possibilidade de expansão horizontal. São casas com laje pré-moldada revestida sobre a cozinha e forro PVC nos demais cômodos, além de telhado cerâmico com engradamento metálico. Os quartos, a cozinha e o banheiro têm pisos de cerâmica.

“São casas de boa qualidade. Elas vêm inclusive com aquecimento solar em uma parceria com a Cemig desde 2007, inédita no Brasil, muito positiva. A casa tem toda estrutura e, portanto, é uma casa entregue em boas condições. E o fundamental é que, uma vez entregue, é claro, as pessoas vão dar vida a ela, vão melhorá-la ao longo dos anos, vão conseguir fazer ali o seu lar definitivo e vão poder, como eu disse, cuidar das suas famílias dentro dessa casa que é a sua casa própria. Ou seja, que ninguém lhes tira, pertence àquela família”, explica Anastasia.

Responsável pela política habitacional do Estado, a Cohab-MG atingiu a marca de 31,8 mil casas entregues nos últimos oito anos, atuando em 386 municípios. Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), a companhia trabalha com recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH) e em parceria com o governo federal em programas com a mesma finalidade. É hoje, ainda, a principal executora do Programa Minha Casa, Minha Vida em Minas Gerais, tendo sido responsável pela gestão da construção de 5,4 mil casas na primeira fase do programa do governo federal, em 175 municípios.

“A Cohab tem uma ação muito especial nos pequenos municípios exatamente com o objetivo de levar qualidade de vida ao cidadão dessas cidades pequenas, que durante muitos anos não recebiam nada do Governo. Nas cidades pequenas nós fizemos ações voltadas para saúde, acesso ao asfalto, melhoramos a educação e construímos casas para que as pessoas tenham a oportunidade de, querendo, continuarem ali residindo no âmbito dos seus familiares e com muita felicidade. É um dado muito positivo, que demonstra que a Cohab tem uma bela participação na melhoria dos indicadores de habitação em Minas”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.