Palavra do Governador

00h01min - 07 de Junho de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Parque Tecnológico de Belo Horizonte é o tema do Palavra do Governador

Anastasia diz que Minas Gerais está diversificando sua economia e que parques tecnológicos são instrumentos fundamentais para a prosperidade do Estado

No Palavra do Governador desta semana Antonio Anastasia destaca o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), inaugurado recentemente. Fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Prefeitura de Belo Horizonte, o BHTec está numa área de 535 mil metros quadrados e vai abrigar empresas de tecnologia. A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Sebrae-MG dão apoio estratégico à iniciativa.

“São mais de R$ 65 milhões de investimentos exatamente com o objetivo de termos um local para recebermos uma incubadora de empresas de tecnologia, da área de ciências biológicas, da área de inovação. Nós vamos usar o conhecimento que é desenvolvido na universidade para gerar empregos e riqueza”, afirma o governador.

Dezesseis empresas já estão instaladas no BHTec, com geração inicial de aproximadamente 300 empregos. “Eu tenho dito sempre que a prioridade no meu governo é gerar empregos de qualidade e exatamente nesta área, que vem da universidade, é que nós sabemos da possibilidade de empregos de alto valor agregado”, ressalta Anastasia.

Além do BHTec, já existe o Parque Tecnológico de Viçosa, na Zona da Mata, inaugurado em 2011. O Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com o apoio Fapemig, prevê a implantação de mais quatro complexos do gênero em Minas. Eles serão localizados nos seguintes municípios: Itajubá e Lavras (no Sul do estado), Juiz de Fora (na Zona da Mata) e Uberaba (no Triângulo Mineiro).

"Nosso objetivo é atrair empresas inovadoras, porque no século XXI o grande valor é o do conhecimento. Portanto, Minas Gerais está diversificando sua economia e os parques tecnológicos são instrumento fundamental para essa nossa prosperidade”, conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcasts/web) e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.