11h34min - 04 de Novembro de 2014 Atualizado em 11h32min

Passos recebe nova unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais

Com a inauguração, a região passa a contar com mais opções de ensino superior e cursos diversos oferecidos a distância, realizados pela internet

Divulgação

O Governo de Minas está cumprindo o seu compromisso de encerrar o ano de 2014 com a instalação de 100 unidades da UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais em diversas regiões do Estado. Nessa segunda-feira (03/11), a cidade de Passos, no Sul de Minas, foi contemplada com a sua segunda unidade do programa. A iniciativa faz parte do esforço do governo mineiro em ampliar a oferta de ensino superior e formação profissional desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A solenidade foi presidida pelo secretário adjunto, Vicente Gamarano, e pelo chefe de gabinete, Leandro Lima, por meio de videoconferência. Estiveram ainda presentes o prefeito de Passos, Ataíde Vilela; o deputado federal , Renato Andrade e outras autoridades. A solenidade contou com participação do pároco, padre João, que proferiu a benção no local.

Segundo o secretário adjunto, Vicente Gamarano, com a Uaitec de Passos e mais outras duas que serão inauguradas, Minas Gerais contará com 100 unidades. “Motivo de orgulho inaugurar mais uma Uaitec. Um local democrático que propicia a formação profissional de qualidade. Todas as unidades da rede são equipadas com tecnologia de ponta que auxiliam no aprendizado dos alunos”.  O secretário também acrescentou que o programa oferece gratuitamente cursos de capacitação profissional, extensão universitária, idiomas, além dos cursos livres e abertos (MOOC) e o pioneiro MBA em Engenharia e Inovação.

O prefeito de Passos, Ataíde Vilela, destacou a decisão do Governo mineiro em investir na formação das nossa  popu8lação através das parcerias firmadas com os municípios. “Através dessas parcerias poderemos alavancar a educação para jovens, adultos e idosos. Estamos entregando um espaço democrático para que o cidadão possa melhorar de vida e se qualificar para o mercado de trabalho”, afirma.

O coordenador da Uaitec, Juliano Silva, revelou que antes mesmo de ser inaugurada, a unidade já havia recebido mais de 200 inscrições de candidatos interessados nos cursos de especialização, inclusão digital e capacitação profissional. “Passos terá muito que se orgulhar desta unidade. Estamos empenhados em oferecer um ensino de qualidade”, completou.

Programa

O programa Uaitec é gratuito e visa à construção de um ambiente no qual as universidades estaduais e federais mineiras possam oferecer diversos cursos por meio de uma rede de polos de educação a distancia. Todas as unidades da rede são equipadas com ferramentas de tecnologia que auxiliam no aprendizado dos alunos. O espaço é composto por salas de videoconferência e inclusão digital, laboratório virtual, centro de processamento de dados, núcleo de apoio ao empreendedor / agente local de inovação, dentre outros ambientes, todos construídos e montados com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Com a inauguração da unidade em Passos, a região passa a contar com mais opções de ensino superior e cursos diversos oferecidos a distância, realizados pela internet. Para ter acesso aos cursos disponibilizados na rede Uaitec, o candidato precisa acessar o site www.uaitec.mg.gov.br e fazer o cadastro. Os cursos são gratuitos e as informações específicas estão disponíveis no site.