Minas por Região
Governo | Gestão

15h30min - 22 de Maio de 2015 Atualizado em 15h29min

Pedidos de informação com base na Lei de Acesso crescem mais de 60% em Minas

Controladoria-Geral registrou recorde no número de solicitações. Decreto que regulamenta a legislação completa três anos neste domingo

O governo de Minas Gerais recebeu de janeiro até esta quinta-feira (22/5) 1.693 pedidos de acesso à informação, 62% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os pedidos são embasados pela Lei de Acesso à Informação (LAI). A Controladoria-Geral de Minas registrou na segunda-feira (18/5) o maior número de pedidos já feitos em um único dia (60).  As secretarias mais procuradas são Educação (35%), Saúde (31%), CGE (8,4%) e Defesa Social (5%). 

A Subcontroladora da Transparência da CGE-MG, Margareth Travessoni, atribui o crescimento à nova política de governo, “que está revolucionando a transparência” no Estado. “A nova gestão da Controladoria tem a transparência como um dos alicerces e está trabalhando para ampliar o acesso à informação. Já estamos colhendo frutos das novas ações”, observou.  

Para melhorar o atendimento ao cidadão, a CGE-MG irá implantar, até julho, um sistema eletrônico para automatizar os pedidos da LAI – hoje, a gestão do cumprimento da Lei é feita por e-mail - e produzir informações que permitam um melhor monitoramento dos pedidos.

O decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no Estado, de número n° 45.969, completa três anos neste domingo (24/5). A LAI foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2011 e entrou em vigor em maior de 2012. Ela prevê que todo cidadão pode ter acesso a documentos e informações que estejam sob a guarda de órgãos públicos em todos os poderes.  

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato