Minas por Região
Meio Ambiente

09h55min - 07 de Abril de 2015 Atualizado em 09h58min

Pegadas de paca são encontradas no Parque Estadual Serra Verde

Presença de animal é rara em reservas urbanas. Descoberta contribui para projetos de educação ambiental e em pesquisas

Divulgação/IEF
Pegadas de pacas encontradas no Parque que fica nas proximidades da Cidade Administrativa
Pegadas de pacas encontradas no Parque que fica nas proximidades da Cidade Administrativa

Durante um trabalho fotográfico realizado no Parque Estadual Serra Verde, o biólogo e pesquisador Moisés da Silva Lim, registrou pegadas de patas de paca na área da reserva. O mamífero não era visto na região há muito tempo e sua presença é rara em parques urbanos.

De acordo com o pesquisador, em levantamento feito recentemente na Unidade de Conservação, foram identificadas 13 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que a paca não estava entre eles. “Esse registro é muito importante, pois amplia a lista de mamíferos encontrados na área de abrangência do Parque”, disse o gerente da UC, André Portugal.

Ainda segundo o gerente, a ocorrência da paca no Parque reforça a importância da Unidade de Conservação como fragmento de área verde importante para a fauna existente ali, além de representar uma ferramenta a mais para trabalhar a educação ambiental, atrair pesquisadores e reforçar a relevância do Parque.

Moisés Lima afirma que até o momento já foram identificadas 13 espécies de mamíferos terrestres no PESV, dentre eles: Mão-pelada (Procyon cancrivorus), Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), Tapeti (Sylvilagus brasiliensis) e Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). “Estes animais desempenham um papel importante na já fragilizada ecologia do local, que ao longo dos anos vem sofrendo com a ação do homem”, afirma o biólogo. 

Um ecossistema na capital

Criado em 2007 e ampliado em 2009, o Parque Estadual Serra Verde está localizado em Belo Horizonte, nas proximidades da Cidade Administrativa de Minas Gerais, e possui área de 142,02 hectares, sendo o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras.

Sua criação objetivou conservar um remanescente de área verde da Região Norte de Belo Horizonte, contribuindo para a recuperação do ecossistema, o lazer, a cultura, o turismo, a educação ambiental e a melhoria de qualidade de vida.

O PESV tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporcionando melhor 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato