16h28min - 18 de Agosto de 2015 Atualizado em 16h28min

Período de adesão ao Programa Transforma está aberto às escolas estaduais

Adesão deverá ser feita junto à Superintendência Regional de Ensino até o dia 12 de setembro

Está aberto o período de adesão das escolas estaduais ao Programa Transforma. Em Minas Gerais, a iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O programa vai oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar. As adesões poderão ser feitas até o dia 12 de setembro.

Para participar, a escola interessada deverá preencher e enviar o Formulário de Adesão à sua Superintendência Regional de Ensino (SRE). A SRE por sua vez informar Secretaria de Estado de Educação as escolas que irão participar da iniciativa. Para orientar as escolas e as SREs sobre a adesão, a SEE encaminhou um ofício explicando os procedimentos a serem realizados.

De forma concomitante, a SEE irá ainda viabilizar a formação de um analista educacional por SRE, que será responsável por apoiar as escolas que aderirem ao programa e acompanhar todas as ações referentes ao mesmo em sua jurisdição. Para isso, a SRE deverá indicar, até o dia 19 de setembro, o nome do analista que será o responsável por esse acompanhamento.

A implantação do Transforma no sistema de ensino estadual apresenta-se como uma ação de legado proposta pelo Núcleo de Articulação Minas 2016 para a realização dos Jogos Olímpicos. O Núcleo foi instituído pelo governador Fernando Pimentel, em 15 de abril de 2015 e abarca todas as secretárias de estado e um representante do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (31) 3915-3477 ou pelo e-mail:celina.gontijo@educacao.mg.gov.