15h44min - 06 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h43min

Pesquisa aponta crescimento do setor de turismo na RMBH em 2014

Participação do segmento no mercado de trabalho cresceu 6,4% em um ano, segundo dados do Boletim do Emprego no Turismo

Em 2014, o setor de turismo apresentou crescimento no mercado de trabalho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segundo dados do Boletim do Emprego no Turismo, elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes. O estudo tem por objetivo analisar a situação do mercado de trabalho na área.

O segmento, atualmente, tem participação de 12,2% no mercado de trabalho, o que implica em um acréscimo de 6,4% se comparado ao mesmo período de 2013. Os grandes responsáveis por este avanço são, principalmente, as atividades de alimentação e entretenimento.

De acordo com a pesquisa, o setor apresenta a menor taxa de informalidade assalariada desde 2011. O número de empregos informais apresentou uma queda de 6,1% em relação ao primeiro semestre de 2013. Já a taxa de trabalhadores com carteira assinada teve um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 59%.

Esforço conjunto

Para o secretário de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, este crescimento é resultado de um esforço conjunto do Governo do Estado de Minas Gerais e das entidades do setor. “O turismo tem sido cada vez mais reconhecido como um importante segmento, que influencia não só na economia, mas também proporciona um intercâmbio cultural muito forte. Isso interfere diretamente no mercado de trabalho do setor, que só tende a crescer”, observa.

A pesquisa mostra também que há um equilíbrio na distribuição do mercado de trabalho do setor de turismo, quando comparados os mesmos períodos de 2013 e 2014, no que diz respeito aos públicos considerados mais vulneráveis ou minoritários. O número de não-brancos trabalhando no setor cresceu em 3,7%. A quantidade de jovens com idades entre 15 e 25 anos aumentou em 10,1% e a de mulheres, em 2,4%.

Para a elaboração do Boletim, foi usada como fonte de dados a Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP). As análises apresentadas são focadas nos resultados do primeiro semestre de 2014 e seus comparativos em relação ao mesmo período de 2013.

O Boletim do Emprego no Turismo está disponível neste link.