Minas por Região
Turismo | Copa do Mundo

09h26min - 02 de Abril de 2014 Atualizado em 09h34min

Pesquisa revela como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo no país

Estudo mostra quais serão as cidades mais visitadas e qual o período de estadia do torcedor em cada localidade durante o Mundial

Sérgio Mourão/Setes MG
Ouro Preto, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, é uma das mais visitadas de Minas
Ouro Preto, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, é uma das mais visitadas de Minas

Belo Horizonte teve aumento de 338% nas reservas internacionais para a Copa do Mundo em relação ao mesmo período em 2013, de acordo com o estudo realizado pela empresa espanhola Forward Data, junto com a Pires & Associados.  A pesquisa analisou as reservas aéreas para o Brasil durante a Copa do Mundo FIFA 2014 e revela o panorama das chegadas dos principais emissores de turistas nos meses de junho e julho de 2014, com base nas informações disponíveis até 120 antes da cerimônia de abertura do Mundial.

Os torcedores americanos encabeçam o número de reservas (25%). Em segundo lugar e terceiro lugar, respectivamente, estão os colombianos (9%) e ingleses (7%).  O secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Tiago Lacerda, afirma que Minas está preparado para receber estes visitantes. “Temos inúmeros atrativos, como roteiros gastronômicos reconhecidos internacionalmente, turismo ecológico e um grande patrimônio histórico e cultural. O torcedor que vier a Minas Gerais terá uma série de opções para visitar”, diz Lacerda.

A maioria das reservas mostra que o período de estada será superior a 22 dias, sendo que é possível que as pessoas façam deslocamentos domésticos neste período de permanência. Cerca de 9% destes turistas já decidiram visitar outras cidades antes de chegar a Belo Horizonte. 33% devem fazer duas paradas, preferencialmente no Rio de Janeiro e São Paulo. O levantamento indica que, em relação ao mesmo período de 2013, durante os dias de realização da Copa, o número de turistas estrangeiros que chegarão ao Brasil por via aérea será cinco vezes maior. A projeção indica que esta será uma Copa de muito sucesso.

De acordo com as reservas, os principais emissores internacionais serão os Estados Unidos, a Alemanha e a Inglaterra. Belo Horizonte está em 6º lugar em número de visitantes, entre as doze cidades sede. Em 1º lugar está o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo e Salvador. As reservas domésticas para viagens de junho a agosto dispararam, com um crescimento três vezes maior quando comparado com o mesmo período em 2013, e até mesmo com um crescimento nove vezes mais quando se considera o período de 1 a 26 de Junho (incluindo as primeiras etapas do torneio).

De acordo com o estudo, as cidades sede da Copa – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Cuiabá e Curitiba – vão ter uma aumento significativo no número de visitantes durante a realização dos jogos em cada uma delas.

O estudo será atualizado até a realização do mundial, buscando trazer subsídios para lideranças privadas e públicas do turismo nacional e está disponível em http://pireseassociados.com.br/2014/03/estudo-inedito-revela-o-impacto-da-copa-do-mundo-de-2014-no-turismo-brasileiro/ 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato