Governo

12h54min - 15 de Maio de 2013 Atualizado em 10h38min - 30 de Junho de 2013

Pesquisador do MIT apresenta solução tecnológica a alunos da Fundação João Pinheiro

César Hidalgo palestrou sobre ferramenta inovadora de big data desenvolvida com o Governo de Minas, essencial para a aplicação do Product Space

Paulo Emediato
"Se você trabalha com uma ideia que parece boa hoje, você já está atrasado", disse César Hidalgo

O professor PhD César Hidalgo, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor do Grupo de Pesquisas de Macroconexões do MIT Media Lab, palestrou para alunos da Fundação João Pinheiro (FJP), servidores públicos e interessados sobre big data, desenvolvimento e inovação na tarde desta terça-feira (14).

A palestra do chileno César Hidalgo movimentou o auditório da Escola de Governo da FJP, em Belo Horizonte. O pesquisador é corresponsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta inovadora: o Product Space. O instrumento propõe uma nova forma de pensar, avaliar e planejar o desenvolvimento, saindo do paradigma da capacidade de consumo e indo para o potencial de realização criativa de cada região em particular. A iniciativa está sendo aplicada pelo Governo de Minas.

"Essa é uma iniciativa para unirmos uma gama de informações que já está disponível e apresentá-la de uma forma conectada e facilmente visualizável, de acesso geral, para que as pessoas possam tomar decisões e entender melhor seu contexto. Com base nas informações que temos de empregos, indústrias, produtos e outros, conseguiremos planejar como queremos nosso estado amanhã", conta a diretora vice-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, Emília Paiva.

Na palestra, o professor Hidalgo apresentou o conceito de big data, um conjunto de soluções tecnológicas que reúne e faz o cruzamento de um grande volume de informações, processo essencial para a aplicação do Product Space. "Esses instrumentos são importantes para a gestão pública porque disponibilizam informações seguras. Com isso, o Governo de Minas pode tomar decisões acertadas e estabelecer políticas públicas mais eficientes, sendo mais estratégico e fazendo melhores escolhas", apontou César Hidalgo.

O lançamento da versão final do Product Space acontece em agosto deste ano, em data ainda a ser definida. A implementação da metodologia envolve um esforço conjunto de diferentes órgãos de governo e instituições, como o Escritório de Prioridades Estratégicas, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Central Exportaminas, FJP, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além de diversas secretarias.