17h02min - 30 de Junho de 2014 Atualizado em 18h28min

Pesquisadora americana visita Minas para conhecer o programa Cultivar, Nutrir e Educar

Serena Stein esteve em Belo Horizonte, junto ao Consea-MG, para conhecer os programas voltdos para a segurança alimentar e nutricional sustentável no Estado

Divulgação/Consea-MG
Estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos em ações de segurança alimentar e nutricional é o objetivo da doutoranda de Nova Jersey, nos EUA

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG) e o Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Ctsans) receberam, nesta segunda-feira (30/06), a visita da doutoranda do Departamento de Antropologia da Universidade de Princeton, em Nova Jersey (EUA), Serena Stein.

De acordo com Serena, o objetivo da visita foi conhecer os programas voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável no país e fazer um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos. “Comecei a minha pesquisa e coleta de informações em Brasília e me informaram que Minas Gerais é pioneira nesse sentido, com a implantação de programas e políticas públicas voltadas para Segurança Alimentar, para a prevenção e combate à obesidade e a desnutrição”, informou.

Em Belo Horizonte, Serena pretende conhecer um pouco mais sobre o Programa Estruturador Cultivar Nutrir e Educar (PECNE), que garante o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária para os alunos da rede pública de ensino do Estado. O PECNE, criado por meio da Lei 20.024/2012, já abrange 220 municípios. As ações do Programa visam promover a educação alimentar e nutricional e fortalecer a alimentação escolar. Ao mesmo tempo apoiar a produção, beneficiamento e comercialização de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento das escolas.

“É importante para o meu estudo colher as informações de como Minas Gerais trabalha a segurança alimentar nas escolas e também junto à comunidade. Para isso, vou visitar também os restaurantes populares, os bancos de alimentos, algumas escolas e conhecer um pouco mais sobre a agricultura familiar, assim como os programas voltados para o setor”, explicou.

Consea-MG

O Conselho completou, no dia 23 de março, 15 anos de criação (através do Decreto 40.324/1999) e tem como objetivo promover ações e políticas destinadas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e o desenvolvimento integral da pessoa humana. “Nesses 15 anos foram muitas as ações desenvolvidas, entre elas a instituição das 25  Comissões Regionais de Segurança Alimentar (Crsans), elaboração do Plano Estadual de SANS, realização de cinco conferências estaduais, caravanas, conferências regionais, encontros estaduais, cursos e seminários”, explicou o secretário executivo do Consea-MG, Waldeci Campos.