Minas por Região
Saúde

14h07min - 12 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h26min

Pesquisadores se reúnem para participar do 4º Fórum Científico da Fhemig

No fórum, foram apresentados mais de 100 resultados de trabalhos científicos, além de nove artigos s escritos por servidores da Fhemig

Aline de Castro Alves
Autoridades e representantes da Fhemig compuseram a mesa solene durante a cerimônia de abertura do fórum
Autoridades e representantes da Fhemig compuseram a mesa solene durante a cerimônia de abertura do fórum

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) promoveu, nos dias 11 e 12 de novembro, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com a Cecref, o 4º Fórum Científico, com o tema “Pesquisa e qualidade de assistência à saúde”, onde foram debatidas as potencialidades da contribuição dos projetos de investigação científica para a melhoria da qualidade da assistência. No fórum, foram apresentados mais de 100 resultados de trabalhos científicos, expostos em pôsteres no local, além de nove artigos científicos escritos por servidores da Fhemig e publicados nos anais entregues ao início do fórum.

O evento aconteceu no auditório da Associação Médica de Minas Gerais e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde , José Geraldo de Oliveira Prado,  do presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, do presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, da diretora de Gestão de Pessoas, Ensino e Pesquisa da Fhemig, Flávia de Queiroz Lima, e do gerente de Ensino e Pesquisa da Fhemig, Roberto Marini Ladeira, além de pesquisadores e especialistas.

O presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, destacou a preocupação da instituição em investir na área de pesquisas. “Estamos em 7º lugar no ranking de instituições que não são de ensino, em termos de pesquisa. A cada ano apresentamos mais projetos e pesquisas, sempre que possíveis voltados aos nossos interesses, ou seja, focados na qualidade da assistência e em busca de inovações, capacitação e desenvolvimento de novas tecnologias, que vão beneficiar os usuários do SUS”, afirma.

Para o secretário de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, a Fhemig está dando um exemplo muito forte de que é possível alinhar a prática à pesquisa, o conhecimento científico ao dia a dia do trabalho. “Com esse desafio de trazer para dentro da Fhemig, que é uma das maiores instituições hospitalares do país e orgulho de Minas Gerais, esses resultados para o dia a dia nos qualificamos cada vez mais para melhorar a saúde no estado”, diz.

Abertura

A conferência de abertura foi realizada pelo médico, coordenador e técnico de projetos da Escola Nacional de saúde Pública Sérgio Arouca (Fiocruz/RJ), professor Victor Grabois, com o tema “Segurança do paciente e qualidade assistencial”. De acordo com ele, as pesquisas realizadas a partir dos serviços da Fhemig podem gerar dados extremamente úteis para profissionais da saúde. “Esse tipo de investigação gera muito conhecimento sobre quais iniciativas produzem impacto positivo nos pacientes ou não. A Fhemig certamente pode contribuir muito para a segurança dos pacientes em todo o país e com a melhoria da qualidade assistencial”, afirma. 

Nas mesas de discussão foram abordadas, durante os dois dias de fórum, temas como: “Formação de recursos humanos para pesquisa”, “Segurança assistencial”, “Processo de acreditação e qualidade assistencial” e “Projetos / tecnologia para melhora da qualidade assistencial”. “São temas muito importantes, pois mostram que a Fhemig tem um campo muito grande para conduzir pesquisas, principalmente voltadas para as necessidades dos usuários, que podem de fato contribuir para melhorar a prestação do serviço”, afirma o gerente de ensino e pesquisa da Fhemig, Roberto Marini.

Segundo ele, o fórum é um espaço privilegiado para que os profissionais apresentem os seus trabalhos, servindo de estímulo para a atividade de pesquisa na Fhemig, que pode refletir diretamente na qualidade do serviço prestado. “O intuito é que a cada fórum a gente privilegie uma área. Neste, achamos importante abordar a questão da qualidade assistencial que está muito atual. A ideia foi estabelecer como a pesquisa pode contribuir na melhoria da assistência prestada pela instituição”, explica.

Homenagem

Após a abertura oficial, o presidente da Fhemig chamou ao palco o coordenador dos serviços de Endoscopia Respiratória e Cirurgia Torácica do Hospital Júlia Kubitschek, Nilson Figueiredo Amaral, para o recebimento de uma placa em sua homenagem, em reconhecimento ao seu profissionalismo e dedicação, que muito contribuíram para o engrandecimento da assistência ensino e pesquisa.

“Foi completamente inesperado receber uma homenagem dessas. É um reconhecimento do trabalho que me dedico há muito tempo e que faço com muita vontade. No Júlia, temos o ambiente favorável a esse estímulo e uma equipe com alto grau de capacidade. Por isso, dedico esta homenagem à toda equipe de cirurgia torácica”, diz Amaral.

Premiações

Foram premiados os autores dos melhores trabalhos de cada complexo e inovação tecnológica, apresentados no 4º Fórum Científico. São eles: na categoria Inovação, Flávio Diniz Capanema; na categoria Administração Central, Flávia de Queiroz Lima; na categoria Complexo de Urgência e Emergência, Roberto Marini Ladeira; na categoria Complexo de Hospitais Gerais, Jacqueline Saldanha Mendes da Costa; na categoria Complexo de Especialidades, Vanderson Assis Romualdo; na categoria Complexos de saúde Mental, Fernando Madalena Volpe; na categoria Complexo de Reabilitação e Cuidado ao Idoso, Deise Campos Cardoso Afonso. Na classificação geral, os profissionais responsáveis pelos três melhores trabalhos desta edição foram: em primeiro lugar, Flávia de Queiroz Lima; em segundo, Roberto Marini Ladeira; e na terceira colocação, Marcelo Militão Abrantes.

Protocolos clínicos

Na ocasião, também foi lançada a nova edição dos Cadernos de Protocolos Clínicos da Fhemig/2014, que estabelecem com clareza os critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de controle para acompanhamento e verificação de resultados. A edição conta com 20 novos protocolos, além dos 25 que já haviam sido publicados anteriormente e passaram por uma revisão, e já estão disponíveis na intranet e no site da Fhemig. A versão impressa será distribuída nas unidades da instituição.

“Os protocolos são importantes, pois levam as melhores condutas clínicas, baseadas em evidências, dos experts da Rede aos usuários do SUS”, afirma Guilherme Freire Garcia, da Comissão Central de Protocolos Clínicos da Fhemig. Segundo ele, a impressão dos cadernos ajuda na divulgação das condutas dentro e fora da instituição.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato