Minas por Região
Esportes

11h43min - 30 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h56min

Pessoas com deficiência desenvolvem habilidades esportivas por meio do Programa Minas Olímpica

A dona de casa Valéria Guimarães, com mais de 90% da visão comprometida, conta como a oficina, realizada em Araxá, mudou a sua vida, tanto em casa quanto no trabalho

Divulgação / Núcleo Uniaraxá
Valéria Guimarães já conquistou medalhas de 1º e 2º lugar no ranking nacional de lançamento de dardos
Valéria Guimarães já conquistou medalhas de 1º e 2º lugar no ranking nacional de lançamento de dardos

A dona de casa Valéria Guimarães, de 35 anos, enfrenta a redução de sua capacidade de visão desde adolescente. Atualmente, Valéria conta com apenas 5% da visão e relata que "viu uma luz se acender" há quatro anos, quando conheceu a oficina de esportes para pessoas com deficiência, do Programa Minas Olímpica, em Araxá, no Alto Paranaíba. As atividades são promovidas no Uniaraxá e os participantes têm a oportunidade de praticar natação e atletismo.

“Eu não tinha rendimento no trabalho porque muitas pessoas não entendem (a deficiência). Estava sem motivação e ia ficar em casa. Fui ao núcleo, fiz várias avaliações e fui liberada para praticar esportes. Lá eu conheci pessoas com dificuldades ainda piores, nem imaginava que elas dariam conta de fazer aquilo tudo”, conta a dona de casa.

Valéria já participou de várias competições de arremesso de dardos e conquistou medalhas de 1° e 2° lugar no ranking nacional. “O esporte é para qualquer pessoa, mas muitos têm vergonha e não querem expor as dificuldades. Estou mais animada para a vida e para as tarefas de casa. Falei com o meu pai que ele já pode dizer que tem uma filha atleta”, comemora.

“O programa fomenta o surgimento de novos talentos por meio da repercussão positiva que os atletas e a equipe propiciam junto aos jovens que ainda não têm características competitivas. A prática de esportes leva em conta a capacidade, as necessidades e limitações de cada pessoa. Então devemos priorizar a inclusão e a participação de todos, pessoas com ou sem deficiência”, ressalta a coordenadora do projeto em Araxá, Marcella Villaça.

A ação do Governo de Minas é executada pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) desde 2009. Os interessados podem entrar em contato com a instituição e buscar informações com a coordenadora pelo telefone (34)3669-2059. Além de Araxá, dois núcleos de Belo Horizonte - (31)2127-4123, Uberaba - (34)3338-9799, e Uberlândia - (34)3238-1033 - oferecem atividades para pessoas com deficiência física, visual, intelectual e paralisados cerebrais.

Oficina de Esportes

O Minas Olímpica Oficina de Esportes é uma das vertentes do Programa Estruturador Minas Olímpica, criado em 2005, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e a inclusão social por meio de programas esportivos.

Até o final do ano, o Governo de Minas vai investir R$ 700 mil para aumentar o rendimento de 28 equipes que treinam em 20 núcleos em atividade em Araxá, Belo Horizonte, Betim, Ipatinga, Itanhandu, Lagoa da Prata, Lavras, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Os núcleos foram selecionados por edital e têm histórico de participação e bons resultados nas principais competições esportivas realizadas no país e no mundo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato