12h16min - 19 de Março de 2015 Atualizado em 11h14min

Pitangui inicia as comemorações dos seus 300 anos com seminário

O secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, ministrará palestra no evento, que contará também com apresentação de teatro

Entre os dias 20 a 22 de março, Pitangui, na região Central de Minas Gerais, promoverá o Seminário da Tradição Histórica, Judiciária e Cultural, primeiro evento em comemoração aos 300 anos da criação da Vila Real de Nossa Senhora da Piedade de Pitangui (6 de fevereiro de 1715) e aos 159 anos da morte do Padre Belchior Pinheiro de Oliveira. A realização é da Prefeitura Municipal, com apoio da Comissão das Tradições e do Instituto Histórico de Pitangui.

O secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, que possui amplo conhecimento histórico sobre o município, falará na abertura do evento sobre a “importância da Vila de Nossa Sra. da Piedade do Pitangui na Província, Colônia e no Ciclo do Ouro e o valor de seus documentos do século XVIII e após”. Também em virtude do tricentenário, o Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa realizarão a exposição “Pitanguy: três séculos de história”, do dia 11 de abril a 8 de maio, no Museu Mineiro.

“Pitangui, a sétima vila criada em Minas Gerais, foi baluarte no avanço para o oeste do território minerador. Sinalizou a expansão e o fortalecimento do distrito do ouro, provocando a separação da capitania de Minas Gerais da capitania de São Paulo, em 1720. E em 1822, o vigário de Pitangui, padre Belchior Moreira, foi o principal conselheiro de Dom Pedro I na Proclamação da Independência do Brasil. Desde os primórdios, a cidade teve um papel de destaque na vida mineira e esta data merece ser celebrada.” salienta o secretário.

A solenidade está marcada para 20h de sexta-feira (20/3), no salão do CDL de Pitangui.  Também no dia 20, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Wagner Colombaroli, ministrará palestra sobre a "Importância da fonte de pesquisas documentais do Instituto Histórico de Pitangui para pesquisadores e escritores".

A presidente da Comissão das Tradições para as comemorações dos 300 anos de Pitangui, Judith Aurora Gonçalves Viegas, destaca a relevância da iniciativa: “Este evento abre o aniversário da cidade com conhecimento, cultura e arte para que, sobretudo jovens e crianças das periferias urbanas e rurais, não percam o contato com as origens históricas do nosso município. A presença do secretário Angelo Oswaldo, uma autoridade de imenso conhecimento sobre a história e cultura de Pitangui, é uma honra, e primordial para resgatar a nossa riqueza histórica, desde o povoamento, o ciclo do ouro, os movimentos em luta pela liberdade do século XVII e XIX, até os dias de hoje”.

Demais pesquisadores e historiadores de renome na literatura histórica do Estado falarão sobre a importância do Instituto Histórico de Pitangui, do Arquivo Judiciário e também do seu patrimônio material e imaterial. São eles Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos, Raimundo da Silva Rabello e Tarcisio José Martins.

Espetáculo teatral

O evento será encerrado com a apresentação de uma peça teatral, em homenagem a Joaquina do Pompéu, seu filho Capitão Joaquim Antônio de Oliveira Campos e o Padre Belchior, no episódio da Independência do Brasil. O espetáculo realizado pelo Sindicato dos Artistas de Minas Gerais contará com a atuação de artistas como Magdalena Rodrigues (presidente do Sindicato dos Artistas de Minas Gerais), Wendel Mesquita (vereador de Belo Horizonte, professor e ator) e Carl Schumacher (ator, dramaturgo e diretor de teatro), que contribuirão voluntariamente para a festa.