06h00min - 13 de Março de 2014 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Planejamento e investimentos elevam o nível da educação em Minas, destaca Anastasia

Palavra do Governador desta semana ressalta os bons resultados alcançados pelos alunos da rede estadual mineira e o aumento de vagas no ensino superior

Considerado o estado com a melhor educação pública do Brasil, incluindo a liderança em ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, Minas Gerais tem ampliado ainda mais a qualidade do ensino na rede estadual.

Divulgados no último mês, dados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2013 constataram que o nível de conhecimento em Língua Portuguesa entre os alunos de oito anos da rede estadual mineira deu um salto expressivo. Pela primeira vez na história, o nível de letramento recomendado foi alcançado por mais de 90% dos estudantes que fizeram o teste. O assunto é tema do programa Palavra do Governador desta semana.

“Tivemos aqui resultados excepcionais. E isso é resultado de um grande esforço da nossa comunidade escolar, da estrutura da Secretaria de Educação, dos professores, servidores, alunos e suas famílias”, afirma o governador Antonio Anastasia.

Os dados do Proalfa e do Ideb se unem, ainda, ao primeiro lugar, por sete anos seguidos, na Olimpíada de Matemática das escolas públicas e referendam a qualidade do ensino público mineiro. Mas para chegar a esse patamar, um trabalho de longo prazo precisou ser realizado, com planejamento, investimentos e acompanhamentos constantes.

“Fomos o primeiro estado a trazer as crianças aos seis anos de idade para as escolas. Fizemos um completo processo de soerguimento da nossa rede física, reequipando as escolas. Implantamos um trabalho de intervenção pedagógica modelar, o Programa de Intervenção Pedagógica. Fizemos um grande investimento na qualificação dos professores. Ao longo dos últimos anos em meu mandato, em uma inflação de 33%, concedemos reajustes de 100% para a folha geral da Educação”, exemplifica o governador.

A estratégia do Governo de Minas também incluiu o ensino superior. Em um grande programa de expansão, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) tem aumentado o número de cursos com a integração de universidades no interior, o que vai refletir, em um futuro próximo, na abertura de mais vagas públicas.

“Estamos construindo a sede da Escola de Música e fazendo a adaptação da nova sede da Escola de Design. Modificamos o plano de carreira dos professores, equiparando-os aos professores das universidades federais, e, é claro, estamos também aumentando os cursos com absorção de algumas unidades do interior. É um processo gradativo que dá à Uemg um papel ainda mais ativo dentro da nossa educação superior em Minas Gerais”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.