09h27min - 17 de Agosto de 2015 Atualizado em 09h43min

Plugminas abre vagas para o Núcleo de Criação e Design

Processo seletivo abre 217 vagas para cursos de desenhista de moda, desenhista de produtos gráficos web, figurinista, organizador de eventos e vitrinista

O PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015/3 dos cursos gratuitos do Núcleo de Criação e Design, até 7 de setembro. Os cursos são oferecidos para jovens que estudam ou tenham se formado em escolas da rede pública do Estado, que tenham entre 14 e 24 anos e que moram em Belo Horizonte ou em uma das cidades da Região Metropolitana.

Para conhecer o edital e fazer a inscrição, basta acessar o site www.plugminas.mg.gov.br. Os cursos ofertados são: desenhista de moda, desenhista de produtos gráficos web, figurinista, organizador de eventos, vitrinista. As aulas começam em meados de setembro e início de outubro, conforme a tabela do edital.

O Núcleo de Criação e Design (NCD) do Senac proporciona aos jovens formações ligadas ao mundo da moda e do design, visando aguçar a criatividade, a inovação e a autonomia. Inaugurado em 2014, o Núcleo oferece cursos de curta e longa duração.

“Estamos implementando ações inovadoras no segmento da Moda com o Núcleo de Criação e Design do Senac, como por exemplo, a parceria com o renomado estilista Ronaldo Fraga, o que traz para bem perto dos alunos o mercado da moda atual”, diz Juliana Ribas, diretora do NCD.

O conteúdo trabalha a formação técnica mediada pela prática profissional, através do desenvolvimento das competências de cada ocupação escolhida. “Adotamos esta metodologia, pois entendemos que  hoje ela se destaca nos processos seletivos das empresas, onde o candidato é avaliado de acordo com seus conhecimentos,  habilidades e atitudes. O ensino que oferecemos é respaldado na formação integral, que envolve as questões técnicas e comportamentais”, explica Juliana Ribas.

PlugMinas

Os núcleos do PlugMinas oferecem cursos técnicos e livres nos eixos da arte/tecnologia, empreendedorismo/negócios, idiomas/culturas, artes/linguagem e design/moda em um ambiente favorável à experimentação, ao diálogo e à inovação. Pioneiro na articulação entre Estado, iniciativa privada e terceiro setor, o PlugMinas e seus mantenedores, idealizadores e correalizadores unem esforços para que jovens alcancem o pleno direito à educação, à participação social e ao trabalho.

Fazem parte da construção dessa história os parceiros: Servas, Oi, Oi Futuro, ONG Associação Imagem Comunitária (AIC), Sebrae-MG, Escola de Formação Gerencial do Sebrae, Senac, Embaixada dos EUA, Instituto Cultural Sérgio Magnani e o Governo do Estado de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Educação.

Processo Seletivo 2015/3

Parceiro: Senac

Perfil do Candidato: Cursos FIC (Formação Inicial Continuada): idade mínima de 16 anos até 24 anos e escolaridade a partir do Ensino Fundamental II

Duração: varia de acordo com cada curso.

Carga Horária: varia de acordo com cada curso.

Início das Aulas: a partir de 21 de setembro/2015,o início das aulas varia de acordo com cada curso.

Para esses cursos, as inscrições podem ser feitas até 7 de setembro de 2015.

Cursos disponíveis:

- Desenhista de Moda:

Conhecimento e o desenvolvimento das habilidades necessárias para fazer, com criatividade, desenhos de moda estilizados e técnicos. 46 vagas

- Desenhista de Produtos Gráficos Web:

O aluno irá formatar textos, tratar imagens e elaborar animações, utilizando ferramentas de edição de códigos (HTML e CSS) e manipulação de imagens estáticas e animadas, a fim de produzir e atualizar interfaces para web. 50 vagas

- Figurinista:

Capacitação profissional a partir da elaboração de metodologias de pesquisa e criação de figurinos, para produção de projetos de figurino em diferentes áreas artísticas, bem como na indústria criativa. 32 vagas

- Organizador de Eventos:

Capacitação no setor por meio do estudo dos aspectos teóricos e práticos que envolvem o universo do evento: planejamento, organização, coordenação, controle e execução de eventos variados. 56 vagas

- Vitrinista:

Elaboração de projetos de vitrinas e montagem, aplicando conhecimento de composição, cor, layout e valorização dos produtos, visando satisfazer o contratante e atrair clientes para o empreendimento. 33 vagas

Serviço: