Minas por Região
Segurança / Defesa Social

17h17min - 24 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 10h14min - 25 de Fevereiro de 2015

PMMG recebe comitiva japonesa para discutir policiamento comunitário

Policiais militares mineiros são treinados por integrantes da Polícia Nacional do Japão para aperfeiçoar técnicas de policiamento e atendimento comunitário em todo o estado

Divulgação/PMMG
Polícia Nacional do Japão avalia policiamento comunitário mineiro
Polícia Nacional do Japão avalia policiamento comunitário mineiro

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebe esta semana a visita técnica de uma comitiva formada por policiais da Polícia Nacional do Japão e integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça. Os visitantes, que chegaram na segunda (23/2), ficarão até 2 de março colhendo informações e trocando experiências relativas a policiamento comunitário. A comitiva é formada pelos peritos Katsuya Endo, da Província de Kanagawa; Akemi Shibuya, da Província Saitama; e capitão Maurício Pavão Flores, representante da Senasp. O intercâmbio faz parte do Acordo de Cooperação Técnica Internacional, assinado no ano passado, que prevê a implementação do Policiamento Comunitário em cinco estados brasileiros. Desde 2008, militares mineiros vêm sendo treinados pela Polícia Japonesa. O estado foi escolhido como referência nacional da implantação da polícia comunitária brasileira.

O grupo assistiu uma apresentação sobre como a polícia mineira está fazendo o policiamento comunitário. Na terça-feira (24/2), os japoneses visitaram o Comando Geral da PMMG, a Secretaria de Estado da Defesa Social e duas Bases Comunitárias Móveis, localizadas no bairro Planalto e Centro de Belo Horizonte. Na quarta-feira, a equipe visitará as Bases Comunitárias Móveis do bairro Prado e da Cidade Industrial, além da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Na quinta e sexta-feira acontece o VI Seminário Internacional de Policiamento Comunitário, onde serão apresentadas avaliações e sugestões de melhoria no atendimento à comunidade. Mais de 450 agentes da segurança pública dos estados São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia e Pará participarão de mesas de discussões.

Segundo o major Alexandre Magno de Oliveira, chefe da seção de Polícia Comunitária da PMMG, a união da policia e da comunidade tem surtido efeito pacificador e preventivo em vários países do mundo “Em Minas, as bases comunitárias móveis são um bom exemplo disso. Vans da PM  levam uma equipe de nove policiais aos diversos bairros para patrulhar e incentivar programas como Rede de Vizinhos Protegidos e Rede de Comerciantes Protegidos, além de atender vítimas de crimes violentos e levantar informações da criminalidade local”, reforça. Em todo estado, há 113 bases móveis nos 80 batalhões.

Sobre o acordo da PMMG com os Japoneses

A PMMG firmou com o Ministério da Justiça/ SENASP, Polícia Nacional do Japão (NPA), Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) o Acordo de Cooperação Técnica Internacional para Implantação do Policiamento Comunitário – Sistema Koban, que é japonês. Este acordo visa à implementação e multiplicação da Polícia Comunitária pelas polícias militares brasileiras. Para isso, estão previstas, entre outras atividades, visitas técnicas aos estados modelos (MG, SP e RS) nos próximos dois anos para conhecer as práticas de policiamento comunitário e propor melhoria da qualidade do sistema existente. Mais de 400 militares já foram treinados para multiplicar as diretrizes da polícia comunitária japonesa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato