Segurança / Defesa Social

09h45min - 31 de Dezembro de 2014 Atualizado em 09h45min

Polícia Civil registra queda de 12,2% em furtos e roubos de veículos em BH

De janeiro a novembro de 2013, ocorreram 8.165 furtos e roubos de veículos automotores na capital, contra 7.165 registros no período equivalente deste ano

O balanço feito pela Coordenação de Operações Policiais (COP) do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) revelou que houve uma queda de 12,2% no número de veículos furtados ou roubados em Belo Horizonte, no período de janeiro a novembro de 2014, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O percentual equivale à média da variação apurada mês a mês, com destaque para agosto deste ano (com 514 furtos e roubos de veículos), quando a queda registrada foi da ordem de 37,4% se comparada a agosto de 2013 (com 821 registros). As únicas exceções ocorreram em janeiro, fevereiro e maio de 2014, quando houve aumento de 14,3%, 17,8% e 2% no índice de furtos e roubos, respectivamente, no comparativo com os três mesmos meses do ano anterior. Em números gerais, de janeiro a novembro de 2013, ocorreram 8.165 furtos e roubos de veículos automotores na capital mineira, contra 7.165 registros no período equivalente deste ano. Isso significa uma redução exata de 1.000 furtos e roubos de veículos, de 2013 para este ano.

Furtos e Roubos de Veículos Automotores em BH

Número de veículos recuperados cresceu 23,6% no mesmo período

O índice de recuperação de veículos automotores roubados e furtados em BH, em contrapartida, aumentou em 23,6%, de janeiro a novembro de 2014, com relação ao mesmo período de 2013. Apenas os meses de janeiro e agosto deste ano tiveram saldo negativo de 3,5% e 11,1% na comparação entre o número de veículos roubados e furtados que foram recuperados, respectivamente, na comparação com os mesmos meses de 2013.

Já o mês de setembro de 2014 teve o mais significativo aumento percentual (48,6%) no índice de veículos recuperados, com relação a setembro do ano passado. Em números gerais, 4.211 veículos foram recuperados de janeiro a novembro de 2014, contra 3.408 no mesmo período do ano passado. Ou seja, houve um aumento de 803 veículos recuperados, na comparação entre este ano e 2013. Os números de veículos recuperados se referem aos casos em que houve a restituição ao proprietário do automóvel em condições de uso, não incluindo a localização apenas de carcaças ou peças em oficinas de desmanche.

Recuperações de Veículos Automotores em BH

Na avaliação do delegado Adriano Assunção Moreira, titular da Delegacia Especializada de Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores de Belo Horizonte (Deav/BH), a redução do número de furtos e roubos é resultado, sobretudo do trabalho que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2013, quando as delegacias especializadas passaram a atuar de forma regionalizada na capital mineira.

Ele destaca que a mudança possibilitou que o combate aos autores de furtos e roubos de veículos também passasse a ser feito de forma regionalizada, permitindo a prisão de integrantes de quadrilhas que agiam na região Noroeste (sobretudo nas imediações da Avenida Pedro II), em Venda Nova e no Barreiro (com destaque para o Bairro Tirol). “Atuamos em uma espécie de prevenção indireta, já que prendemos também os principais receptadores dos veículos roubados e furtados, o que inclui os donos de oficinas de desmanche”, acrescenta.