Segurança / Defesa Social

17h29min - 27 de Março de 2015 Atualizado em 17h49min

Polícia Militar divulga balanço da Operação Evidência

Trabalho conjunto em todo estado bateu recorde histórico da atuação da PMMG. Ação será repetida ainda neste semestre

Gil Leonardi/Imprensa MG
Operação Evidência em BH

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou nesta sexta-feira, (27/3) o balanço das 24 horas da Operação Evidência, que aconteceu simultaneamente em todo estado entre das 6h da quinta-feira até às 6h de hoje.

Os cerca de 35 mil militares das 90 Unidades de Execução Operacional do estado realizaram 2.551operações. Foram cumpridos 507 mandados de prisão, busca e apreensão. No total, 523 pessoas foram presas e 129 adolescentes apreendidos.

Material recolhido

As apreensões em dinheiro somaram R$ 60.809,31. Foram encontradas 148 armas de fogo ilegais, 872 munições, 34 armas brancas, 11,2 kg de maconha, 835 gramas de crack e 695 gramas de cocaína, além de material para refino de drogas como 5 kg de ácido bórico, 1 litro de éter, 12 anabolizantes e uma mistura de cafeína.

Trânsito

Nas blitzen de trânsito, 30.467 veículos foram fiscalizados e, destes, 747 apreendidos. Foram recolhidas 103 carteiras nacionais de habilitação (CNH´s) e 278 Certificados de Registros e Licenciamento de Veículos (CLRV´s). A PM registrou 3.647 autos de infração de trânsito.

Análise dos resultados

Para o assessor de imprensa da PMMG, major Gilmar Luciano, a ação superou a expectativa: “Foi a primeira vez que a PM mobilizou todo o efetivo em uma operação dessa amplitude. Conseguimos agir em todas as cidades do estado em 24 horas, mostrando ao cidadão a capacidade operacional, de planejamento e de resposta da polícia mineira” comemora.

Próximos passos

O chefe do Estado Maior, coronel Marco Antônio Bicalho, passará para os comandantes de área ainda hoje as orientações relativas à próxima operação conjunta, que deve acontecer ainda neste semestre.