Esportes

10h53min - 11 de Setembro de 2013 Atualizado em 10h51min

Política de Juventude é tema de conferências em 20 cidades mineiras

Com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), 20 municípios mineiros realiza até o dia 15 de setembro conferências de políticas públicas de juventude. O objetivo do debate é o fortalecimento da relação entre governo e sociedade para assegurar maior efetividade do jovem na formulação, execução e controle das políticas, de forma a garantir o exercício da democracia por meio do diálogo.

Segundo o subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, para participar dos encontros, a população é convocada pelo poder público municipal. Caso o executivo não se manifeste, a sociedade civil pode se articular e promover sua própria conferência. “A expectativa é que sejam promovidas 200 reuniões até 30 de setembro, prazo limite estabelecido em edital”, ressaltou. Nesta semana, ele participou do encontro em Governador Valadares, realizado nessa terça-feira (10), e ministra palestra no sábado (14) em Uberaba.

Os encontros acontecem em cada município sede, onde são discutidos temas como educação, formação profissional, cultura, segurança, vida saudável, sexualidade, respeito, direitos, diálogo com o governo e os objetivos do milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Após as reuniões, delegados serão eleitos e um texto final será redigido com as propostas, as quais serão levadas e apresentadas na Conferência Estadual da Juventude, que acontecerá de 8 a 10 de novembro em Araxá. A fase Estadual tem como finalidade estabelecer uma rede de prioridades que norteará as diretrizes das políticas públicas de juventude do Estado de Minas Gerais.  Para outras informações, subjuventude@gmail.com e (31) 3915-4733 | 4735 | 4766.

Encontros

10/9: Governador Valadares (Conferência regional, com participação dos municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Ituêta, Mathias Lobato, Resplendor, Santa Rita do Ituêto, São Geraldo da Piedade e Sardoá).

11/9: Piumhi

12/9: São Sebastião do Paraíso