Ciência e Tecnologia

17h31min - 02 de Outubro de 2012 Atualizado em 13h02min - 01 de Julho de 2013

Polo Aeronáutico de Tupaciguara recebe mais R$ 10 milhões em investimentos

Investimentos serão para laboratórios de pesquisas do Polo Aeroespacial de Tupaciguara

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , anunciam nesta quarta-feira (3), em Uberlândia, a liberação de R$10 milhões para a instalação de laboratórios de pesquisas do Polo Aeroespacial de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.

Os recursos representam a primeira parcela de um total de R$ 50,5 milhões de emenda da bancada mineira e estão sendo liberados pelo Ministério da Educação e Cultura.

Os recursos serão utilizados para equipar os laboratórios de engenharia aeronáutica da UFU e da empresa AXIS Aeroespacial em Tupaciguara, onde está em desenvolvimento a primeira aeronave. Nesse projeto, o Governo de Minas, por meio da Sectes e da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), já investiu R$ 7,2 milhões, utilizado no desenvolvimento do protótipo do modelo AX-2 Tupã, avião subsônico de seis lugares, comercial e executivo com características inovadoras e que tem o objetivo de ser ofertado a um custo baixo em relação ao que existe no mercado mundial.

Além da redução de custos, a AXIS trabalha no aumento da segurança, redução de emissões ambientais e do ruído externo. A empresa vai trabalhar também com tecnologias aeroespaciais, resultado da parceria com o Instituto de Estudos Avançados.

Investimentos

Segundo o secretário Narcio Rodrigues, a expectativa é de investir R$ 70 milhões em 2012 e 2013 no Complexo Aeronáutico de Minas Gerais como uma alternativa viável para a economia do Estado. No futuro, os investimentos poderão chegar entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões. Em relação à geração de empregos em todos os polos, ele diz ser difícil estimar, mas que no universo de 10 e 15 anos poderá haver uma geração de 10 a 20 mil postos de trabalho.

Para o reitor da UFU, professor Alfredo Júlio, o Complexo Aeronáutico de Minas Gerais vai gerar desenvolvimento econômico para o Triângulo e para todo o Estado. A universidade é uma das poucas instituições de ensino e pesquisa do Brasil a oferecer o curso de engenharia aeronáutica.

O polo no Triângulo Mineiro, que tem também a parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), ligado ao Ministério da Aeronáutica, faz parte do Complexo Aeronáutico de Minas Gerais, projeto trabalhado pelas secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes); Desenvolvimento Econômico (Sede) e Educação (SEE).

A iniciativa do complexo aeronáutico visa à diversificação econômica de Minas Gerais com uma indústria focada no desenvolvimento científico e tecnológico. Os demais polos em implantação ou expansão são: Itajubá (região Sul) com a fábrica de helicópteros Helibras e Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Capacitação Profissional em Lagoa Santa (RMBH); Goianá com o Aeroporto Regional da Zona da Mata para atender ao Pré-Sal; e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (RMBH), que será transformado na primeira aerotropolis do Cone Sul, inspirada em modelos como o de Dubai e Cingapura.