Reforma Agrária

16h22min - 27 de Outubro de 2005 Atualizado em 09h27min - 01 de Julho de 2013

Posseiros do Norte de Minas recebem títulos de terras

SANTO ANTÔNIO DO RETIRO (27/10/05) – Mais 380 títulos de imóveis rurais serão entregues no próximo domingo (30), em Santo Antônio do Retiro, região de Rio Pardo de Minas, localizada no Norte do Estado. Com isso, só neste ano, graças ao trabalho do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter), que vem priorizando a titulação de terras para pequenos posseiros, mais de mil trabalhadores rurais da região irão comemorar a regularização de suas terras.

Quem não regulariza sua posse não é dono. “Portanto, é indispensável que o interessado normalize sua situação e evite não ser reconhecido legalmente”, diz Luiz Chaves, diretor-geral do Iter, órgão da da Secretaria de Estado da Reforma Agrária. “O Norte de Minas tem prioridade para o Instituto, pois tem grande número de pequenos posseiros, que sempre viveram à margem de qualquer benefício público”.

Destacando a importância da região de Rio Pardo para o Governo de Minas, o secretário Neider Moreira, titular da Secretaria de Estado da Reforma Agrária, lembra que o Programa ProAcesso, implantado no ano passado pelo governador Aécio Neves, vai garantir a ligação asfáltica, com 40 quilômetros de extensão, entre Santo Antônio do Retiro e Mato Verde. Outros 45 quilômetros de estrada serão asfaltados ligando os municípios de Rio Pardo de Minas a Taiobeiras.

Segundo Neider Moreira “a regularização de terras e essas ações governamentais são essenciais para que os trabalhadores rurais, além de ter suas propriedades legalizadas, possam usufruir de infra-estrutura que garanta a comercialização de seus produtos e, por consequência, a auto-sustentação”.

Para requerer a titulação e obter mais informações, os posseiros devem procurar as prefeituras ou os escritórios regionais do Iter nos municípios de Almenara, Belo Horizonte, Caratinga, Diamantina, Governador Valadares, Janaúba, João Pinheiro, Minas Novas, Rio Pardo de Minas, Teófilo Otoni e Uberlândia.