Trabalho / Social

13h59min - 12 de Junho de 2014 Atualizado em 14h08min

Posto do Sistema Nacional de Emprego é inaugurado em Nova Lima

Instalado no centro do município, Sine deve atender cerca de 40 pessoas por dia. Estado já conta com 130 unidades

Minas Gerais ganhou nesta quarta-feira (11/06) mais um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A nova unidade vai funcionar na rua Chalmers, 88, no centro do município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A partir de agora, o Estado já conta com 130 postos do Sine, o que tem possibilitado ampliar a capacitação de trabalhadores, além da captação e intermediação de mão de obra e acesso ao seguro-desemprego e à carteira de trabalho.

Instalada em uma área de 360 metros quadrados, a unidade de Nova Lima possui cinco guichês, o que deve garantir atendimento diário a 40 trabalhadores. Além disso, possui  um espaço multiuso e salas para a seleção de candidatos pelas empresas.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, ressaltou a importância da criação de novos postos do Sine em Minas para ampliar a empregabilidade. “Desde que assumi a Sedese, em abril deste ano, já estive em Brasília duas vezes tentando garantir mais recursos para a qualificação, requalificação profissional e manutenção dos postos do Sine. Já asseguramos a liberação de R$ 12 milhões para melhorarmos o atendimento aos trabalhadores neste ano”, enfatizou. Estiveram também presentes ao evento o prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani, e o secretário municipal de Trabalho e Renda, Geraldo Magela Alvim.

Além da captação e intermediação de mão de obra, o posto do Sine em Nova Lima também vai permitir ao trabalhador acesso a informações sobre direitos e deveres trabalhistas, qualificação profissional, emissão de carteira de trabalho e até  a homologação de rescisão do contrato.

Os trabalhadores que vão utilizar os serviços do Sine Nova Lima devem comparecer à unidade munidos de carteira de trabalho, identidade, Cadastro da Pessoa Física (CPF) e comprovantes de residência e escolaridade.