Social | Trabalho / Social

18h18min - 19 de Setembro de 2013 Atualizado em 18h39min

Pré-conferência de assistência social reúne gestores de 83 municípios da Zona da Mata

Cerca de 500 gestores da região de Juiz de Fora participam do evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Divulgação / Sedese
Participação das comunidades é de grande importância, destaca o secretário  Cássio Soares
Participação das comunidades é de grande importância, destaca o secretário Cássio Soares

Cerca de 500 gestores, de 83 cidades da região de Juiz de Fora, irão participar da Pré-Conferência de Assistência Social no município, no próximo dia 25 de setembro. O encontro – que acontece das 9h às 18h, no Instituto Metodista Granbery, Rua Batista de Oliveira, 1.145, Granbery, em Juiz de Fora – terá como tema central a Gestão e o Cofinanciamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A iniciativa faz parte de uma série de 15 pré-conferências regionais de assistência social na área de abrangência das 20 Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, são dessas pré-conferências que sairão os delegados da X Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no período de 16 a 18 de outubro, no Hotel Tauá, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “O tema das pré-conferências regionais, definido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), é de grande valia para o aperfeiçoamento do Suas. Essas conferências são importantes, para que as comunidades contribuam com sugestões e críticas para a eficiência deste sistema”, afirmou.

Ainda segundo Cássio, a assistência social tem como diretriz a descentralização político-administrativa para os três entes federados (União, estados e municípios). “A participação da população, por meio de organizações representativas, é a primazia da responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal na condução dessa política”, pontuou o secretário, que este ano participou de uma série de conferências municipais de assistência social em Minas Gerais.

Mais delegados

Os delegados dos municípios de médio porte (50.001 a 100 mil habitantes), grande porte (100.001 a 900 mil) e metrópole (mais de 900 mil) já escolheram os seus delegados nas conferências municipais de assistência social, que aconteceram até o último dia 9.

Ao todo, cerca de mil delegados participam da X Conferência Estadual, de onde também sairão os representantes para a IX Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. Em Minas Gerais, o Ceas é o responsável pela realização da X Conferência Estadual de Assistência Social, em parceria com a Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social.