14h50min - 07 de Maio de 2014 Atualizado em 16h20min

Prefeituras mineiras iniciam quinto módulo de capacitação em gestão

Programa de capacitação objetiva contribuir com as administrações municipais para a realização de uma boa gestão

Servidores de prefeituras mineiras em diversas regiões do Estado iniciaram essa semana o quinto módulo do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. Iniciativa do Governo de Minas desenvolvida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa consiste na capacitação de servidores municipais, lotados em áreas estratégicas nas prefeituras, em diferentes temas relacionados à gestão pública.

O objetivo é contribuir com a capacitação dos gestores municipais para que possam realizar uma administração voltada para resultados, em sintonia com as demandas da população. Para a edição do programa em 2014 foram inscritos cerca de 2.900 servidores de 242 prefeituras mineiras. Na primeira edição, em 2013, foram capacitados cerca de 2 mil servidores de 420 prefeituras de Minas.

O quinto módulo do programa, intitulado ‘Gestão na Saúde’, aborda a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a organização do sistema de saúde, gestão financeira e orçamentária e instrumentos de planejamento do SUS. “O programa foi estruturado em sintonia com a realidade dos municípios, o que significa dizer que aborda os temas relacionados às áreas de gestão das prefeituras onde os resultados são mais demandados pela população. Daí termos um módulo dedicado exclusivamente à gestão da saúde, da mesma forma como o programa inclui, entre outros, módulos específicos para as áreas de recursos humanos, finanças e empreendedorismo”, argumenta a coordenadora do programa e subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri Brito.

Aprofundar os conhecimentos

Servidores que participam do programa estão satisfeitos com o curso. Para Vanusa Maria da Silva, digitadora do Departamento Jurídico da Prefeitura de São João do Paraíso, na região Norte do estado, o curso abriu novas áreas de conhecimento. “É bom entender melhor o que é uma gestão pública” disse, ressaltando que, até o momento, os temas relacionados às áreas de licitação e pregão foram os que mais chamaram a atenção.

Jean Carlos da Silva é funcionário da prefeitura de Uberlândia há nove anos e, atualmente, ocupa o cargo de assistente de compras. Ele ressalta que o curso propicia a “otimização dos processos referentes à execução das políticas públicas, procurando obter um melhor resultado nas tarefas desempenhadas no dia a dia, ao mesmo tempo em que permite aprofundar o conhecimento em  temas como o Plano Plurianual (PPA), gestão de projetos e finanças públicas, entre outros.”

Após a ‘Gestão da Saúde’, os servidores que participam do programa terão ainda os módulos ‘Gestão Empreendedora’ abordando, entre outros, a  importância do município na construção do desenvolvimento local e o ambiente e os cenários dos pequenos negócios. O último módulo vai trabalhar o Manual de Introdução ao Modelo de Excelência na Gestão Pública Municipal. O curso tem previsão de término para o final de junho.

O curso de capacitação promovido pelo programa é feito por meio da plataforma de Ensino a Distância (EaD) do Canal Minas Saúde, da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Os alunos participam do curso no próprio local de trabalho por meio do site www.conversandosobregestao.mg.gov.br, onde têm acesso ao conteúdo do programa. A Seplag instituiu em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM) o Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública Municipal. Várias prefeituras se inscreveram para participar do prêmio, que vai reconhecer aquelas que se destacarem na implantação de boas práticas de gestão.