Governo

15h20min - 06 de Maio de 2015 Atualizado em 16h29min

Prefeituras podem aderir ao Portal da Transparência dos Municípios gratuitamente

Estado disponibiliza espaço para as prefeituras, dentro do seu portal, para que elas divulguem as informações para o cidadão

Gil Leonardi/Imprensa MG
As prefeituras que aderirem ao Programa Minas Aberta, passam a ter uma página dentro do portal do Estado

O Governo de Minas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), oferece, gratuitamente, o portal da transparência para os municípios. As prefeituras que aderirem ao Programa Minas Aberta, passam a ter uma página dentro do portal da transparência do Governo do Estado. Durante o 32º Congresso Mineiro de Municípios, que começou nesta quarta-feira (6/5), servidores da CGE-MG vão auxiliar os prefeitos a aderirem o portal.

“O objetivo é dar condições aos municípios de publicarem as ações orçamentarias e financeiras, conforme exige a lei da transparência”, ressalta a Subcontroladora da Informação Institucional e da Transparência, Margareth Travessoni. No site, ficam disponibilizados para o cidadão o orçamento, as despesas, receitas, dívida, licitações e contratos dos municípios.

As informações devem ser atualizadas mensalmente pela prefeitura. “A prefeitura não precisa empenhar esforços para manter essa ferramenta. Ele só tem que enviar para a Controladoria os mesmos arquivos que são produzidos para o Tribunal de Contas do Estado”, acrescentou Margareth. Para ter o portal, o prefeito precisa apenas de assinar um Termo de Adesão junto à CGE-MG. Centenas de municípios já aderiram.

"O portal da transparência é uma responsabilidade com os recursos públicos", afirmou o prefeito do município de Juramento, no Norte de Minas, Wendel Pereira de Souza. Ele foi um dos primeiros gestores municipais a aderir ao Portal da Transparência, durante o 32º Congresso Mineiro de municípios.

Representantes da Câmara de Descoberto, na Zona da Mata, destacaram a possibilidade de aderir ao portal sem ônus para a Prefeitura. "Para os municípios pequenos isso é fundamental. Praticar o controle social também é uma forma de garantir a melhor aplicação dos recursos", afirmou o servidor do Legislativo, Valtencir Pereira.

Prazo

O prazo para cumprir a Lei de Transparência já terminou. De acordo com Lei Complementar n. 131, o ente que não disponibilizar as informações no prazo estabelecido poderá ficar impedido de receber convênios e outros repasses da União e do governo estadual.