23h56min - 24 de Maio de 2014 Atualizado em 00h05min - 25 de Maio de 2014

Presidente do CREA-MG recebe medalha Christiano Ottoni 2014

Homenagem ao engenheiro civil Jobson Nogueira de Andrade foi justificada por seu mérito cívico de cidadão e pela sua contribuição à engenharia mineira e brasileira

Mércia Lemos
Engenheiro civil Jobson Nogueira de Andrade recebe medalha das mãos do secretário Fabrício Sampaio em solenidade na Escola de Engenharia da UFMG

O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Fabrício Sampaio, entregou neste sábado (24), em solenidade no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte, a Medalha Conselheiro Christiano Ottoni ao atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o engenheiro civil Jobson Nogueira de Andrade, pelo seu mérito cívico de cidadão e pela sua contribuição à engenharia mineira e brasileira.

Segundo o secretário Fabrício Sampaio, que também é formado em engenharia civil, pela UFMG, “É uma honra poder homenagear, com a outorga da medalha Christiano Ottoni, uma personalidade importante da engenharia brasileira que, com a sua experiência e sabedoria, trouxe contribuições fundamentais para a transformação social e para o desenvolvimento do país”, disse.

A medalha Conselheiro Christiano Ottoni foi instituída pelo Governo do Estado de Minas Gerais e conferida, anualmente, desde 1965, por ocasião do aniversário da Escola de Engenharia da UFMG e nascimento do patrono da engenharia brasileira, Christiano Ottoni. A distinção é concedida a apenas um ex-aluno de destaque no setor da Engenharia e Transportes, indicado pelo Conselho da Medalha.

O Conselho da Medalha é composto pelo secretário de Transportes e Obras do Estado, Fabrício Sampaio, pelo diretor-geral do DER, José Elcio Monteze, pelo diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Benjamim Rodrigues de Menezes, presidente da Sociedade Mineira de Engenharia, Ailton Lobo, da Associação dos Ex-alunos da Escola de Engenharia da UFMG, Fábio Simoni, e pelo chefe do cerimonial do Governador, Marcos Aurélio Sampaio.

Este ano, a solenidade de entrega da Medalha comemora os 103 anos da Escola de Engenharia da UFMG e os jubileus de Diamante, Ouro e Prata, das turmas de 1954, 1964 e 1989, respectivamente. Entre as personalidades que já receberam a Medalha Conselheiro Christiano Ottoni, destacam-se Eliseu Rezende (1965), José Mendes Júnior (1970), João Camilo Pena (1979), Paulo Gaetani (1982), Gabriel Donato de Andrade (1987), Vicente Falconi (1994), Celso de Mello Azevedo (1995), Tárcio Primo Belém Barbosa (1997) e Walfrido dos Mares Guia (2005).

Christiano Ottoni

Christiano Benedicto Ottoni nasceu em 21 de maio de 1811, em Vila do Príncipe, hoje município mineiro de Serro. Ganhou notoriedade por sua contribuição para o fortalecimento das estradas de ferro no país. Sua maior obra, atualmente conhecida como Estrada de Ferro Central do Brasil, foi responsável por permitir a integração de algumas das regiões mais desenvolvidas do país hoje: Rio de Janeiro, São Paulo e o sul do estado de Minas Gerais. Por sua visão pioneira e especialização ferroviária, ele é conhecido como o Pai das Estradas de Ferro do Brasil.

Homenageado

Jobson Nogueira de Andrade nasceu em Teófilo Otoni, em 1972. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio Doce em 1993, atuou na sua vida profissional em diversos projetos sociais e ambientais, com experiências no exterior. Há dois anos, assumiu a presidência do Crea-MG como visionário que acredita que através do conhecimento técnico da engenharia é possível desenvolver projetos para melhorar a qualidade de vida da sociedade.