14h45min - 07 de Maio de 2015 Atualizado em 14h46min

Primeira Olimpíada Brasileira de Geografia prorroga período de inscrição

Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Prazo vai até dia 11 de maio

Neste ano será realizada a 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia. Destinada a estudantes das redes públicas e particulares do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Olimpíada tem como objetivo estimular e promover o interesse dos estudantes pela Geografia e Geociências. O prazo para inscrição foi prorrogado até a próxima segunda-feira (11/5).

Os alunos que se inscreverem para a competição deverão demonstrar capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

A competição será realizada em duas etapas. A primeira delas será uma prova aplicada em todas as escolas do país na mesma data. Cada escola pode escolher o horário mais conveniente para aplicar a prova, que será objetiva e com duração de três horas. O horário sugerido para aplicação é das 8h até 11h.

A prova cooperativa é uma atividade opcional. Para participar da fase cooperativa, os estudantes deverão se organizar em grupos de três, mais um professor com função de tutor, e realizar uma atividade de pesquisa de âmbito local. O trabalho poderá ser realizado na forma de texto, painel, maquete, áudio ou vídeo e deverá ser enviado por correio ou e-mail para a organização a prova.