Trabalho / Social

09h12min - 27 de Junho de 2014 Atualizado em 09h42min

Primeira Unidade de Atendimento ao Trabalhador será inaugurada em Belo Horizonte

O novo espaço vai funcionar no CPPT Gameleira e terá como missão ampliar a oferta de serviços a trabalhadores e aos empreendedores

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) inaugura, na próxima segunda-feira (30/06), a primeira Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT), no Centro Público de Promoção do Trabalho (CPPT), espaço onde funciona atualmente o Sistema Nacional de Emprego (Sine), na região da Gameleira, em Belo Horizonte. A nova unidade, localizada na rua Cândido de Souza, 510, vai ampliar a oferta de serviços destinados não só ao trabalhador, mas também ao empreendedor, que passam a receber, a partir de agora, um atendimento ainda mais qualificado.

A apresentação no novo espaço ocorrerá na própria unidade, com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, e do subsecretário de Trabalho e Emprego, Helio Rabelo. Além dos secretários, a inauguração contará com as presenças de representantes de entidades parceiras na realização dos cursos e intermediação de mão de obra, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de sindicados de trabalhadores e patronais e membros do projeto Economia Solidária.

Serviços na UAT

Além da intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, do seguro-desemprego e oferta de cursos de qualificação profissional já disponibilizados pelo posto do Sine, a nova unidade também vai oferecer aos usuários a intermediação de autônomos, orientação para o microcrédito, cadastro para vagas de emprego e nos cursos do Pronatec, bem como cursos de competências profissionais para capacitar empreendedores, trabalhadores e empregadores.

Em agosto deste ano, nova unidade da UAT deve ser inaugurada no Centro de Referência da Juventude, que vai funcionar na Praça da Estação, em Belo Horizonte. “Nossa intenção é levarmos esse novo modelo de atendimento a todos os 136 postos do Sine em funcionamento no Estado”, enfatiza o secretário da Sedese, Eduardo Bernis, lembrando que essa transformação das unidades do Sine em UATs será feita de forma gradativa.

O novo modelo de atendimento da UAT foi planejado de forma que os atendentes sejam capacitados para oferecer um atendimento qualificado aos usuários.  A gestão dos processos de atendimento foi idealizada para fornecer políticas integradas ao cidadão, de forma que ele tenha melhores oportunidades para a geração de trabalho e renda e otimização das suas condições de vida.

“A inauguração da UAT representa um marco para a política de Trabalho, Emprego e Renda de Minas Gerais, por propor a operacionalização de serviços de excelência para o cidadão mineiro que ampliem a renda e garantam oportunidades para a sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, destaca Bernis.