Gestão

14h22min - 19 de Março de 2014 Atualizado em 14h24min

Principal Congresso de Gestão Pública do país começa na próxima terça-feira

A secretária Renata Vilhena apresentará a experiência mineira com 12 anos de políticas voltadas para a gestão pública

O VII Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) será realizado em Brasília, na próxima semana, de 25 a 27 de março. Com a presença de 2 mil pessoas entre  palestrantes, pesquisadores, secretários de Estado, dirigentes, servidores públicos e estudantes de todos as regiões do Brasil, o VII Consad  vai apresentar cerca de 150 estudos científicos de todo o país sobre gestão pública. O congresso tem se consolidado a cada ano como um fórum de debates sobre a modernização da gestão pública brasileira.

O tema deste ano é gestão sustentável e a programação inclui palestras, mesas-redondas e painéis. Minas Gerais teve 28 trabalhos assinados por servidores do Governo de Minas e de outras instituições mineiras selecionados pelo comitê científico do evento. Deste total, 17 são de autoria de servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A titular da pasta, Renata Vilhena, participará do evento na quinta (27/3), apresentando a experiência mineira com 12 anos de políticas voltadas para a gestão pública.

Entre os painéis selecionados para apresentação estão experiências bem sucedidas do Governo e desenvolvidas pela Seplag como o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, iniciativa que capacitou cerca de 2 mil servidores de 420 prefeituras mineiras em temas sobre gestão no ano passado e que  em 2014 está em sua segunda edição. O desenvolvimento de uma cultura do consumo consciente de papel, por meio do Governo sem Papel, e o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que vai centralizar atividades meio do Executivo mineiro e trará uma economia anual estimada em R$ 16 milhões também serão apresentados como cases de sucesso.

Palestrantes internacionais

O congresso terá dois palestrantes internacionais. O primeiro será Geoff Gallop, ex-governador do Estado da Austrália do Oeste e atual diretor de cursos de pós-graduação da Escola de Governo da Universidade de Sydney, que vai ministrar a conferência magna, dia 25 de março, com o tema “Para onde deve caminhar agora a reforma do setor público?”.

Stephen Goldsmith, ex-prefeito de Indianápolis, ex-vice-prefeito de Nova York e professor de Governança e Inovação da Escola de Governo da Universidade de Harvard, será o responsável pela conferência de encerramento do Congresso, em 27 de março, sobre “Como as novas tecnologias estão mudando a forma de governar e o papel da inovação”.

Confira os trabalhos da Seplag, incluindo aqueles em parceria com outros órgãos e entidades do Governo de Minas, selecionados para o VII Congresso Consad:

- Uma análise da execução financeira nos Termos de Parceria que se utilizam de recursos advindos dos mecanismos de incentivo e fomento à cultura. Trabalho em parceria com o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) e Fundação Clóvis Salgado (FCS).

- Mídias sociais como recurso para Governo Eletrônico: onde estamos e aonde podemos chegar.

- 10 anos da Gestão de Processos no Governo de Minas Gerais: a evolução rumo à estruturação do Escritório Central de Resultados em Processos - alinhando estratégia e processos.

- Governança de Processos no Governo de Minas Gerais: proposta de modelo para organizar e ordenar a Gestão de Processos e fortalecê-la como elemento de gestão capaz de contribuir para o aumento da performance organizacional.

- Maturidade de Processos: análise e ações de melhoria para elevar a maturidade e eficiência dos Processos Estratégicos do Governo de Minas Gerais.

- Otimização do processo estratégico de Gestão do Atendimento a Urgências e Emergências no Estado: inovações na governança, monitoramento e avaliação. Trabalho em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

- Apoio intensivo e revisão dos programas associados.

- Implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) no Governo do Estado de Minas Gerais: Pioneirismo, Desafios, Modernizações e Inovações.

- Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais.

- Governo Sem Papel - desenvolvendo a cultura do consumo consciente de papel no Estado.

- GT Elevação de Escolaridade e GT Água - uma estratégia inovadora de governança no âmbito do programa de redução da pobreza do Governo do Estado de Minas Gerais. Trabalho em parceria entre servidores da Seplag e da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social, da Governadoria do Estado de Minas Gerais.

- Implementação do novo modelo de abastecimento da frota de veículos do Estado de Minas Gerais.

- Quarteirização da manutenção da frota de veículos oficiais: o desenho do modelo de gerenciamento adotado em Minas Gerais a fim de se garantir a economicidade da contratação.

- A terceirização da frota de veículos oficiais: a experiência mineira com a locação de veículos administrativos, operacionais e de representação.

- Comprometimento Organizacional e Estratégias de Gestão de Pessoas: uma Análise das Experiências em Organizações Públicas Brasileiras. Trabalho realizado em parceria por servidores da Seplag, Fundação João Pinheiro (FJP), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

- Dimensionamento de Força de Trabalho: Ponto de partida para o controle dos gastos de pessoal e para a sustentabilidade financeira das políticas públicas.

- Ciberespionagem Global e o Decreto nº 8.135: uma avaliação da segurança das informações do Governo Brasileiro