11h49min - 06 de Março de 2015 Atualizado em 17h06min

Pró-Genética capacita em Felixlândia técnicos de 14 estados

Programa tem o objetivo de aumentar a produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país

Pesquisas desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) serão temas de uma capacitação do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). O evento acontece nos dias 10 e 11 de março, na Fazenda Experimental da empresa em Felixlândia, cerca de 200 km de Belo Horizonte. A programação elaborada para pesquisadores, extensionistas e técnicos deve reunir participantes de 14 estados brasileiros.

O Pró-Genética tem como objetivo o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento. O programa foi criado em 2006, inicialmente em Minas Gerais, por meio de uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Devido aos resultados positivos, o programa já avançou para outras 13 unidades da federação e foi incorporado aos projetos de caráter público do Governo Federal há cerca de um ano, envolvendo os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Embrapa, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.

Vitrine do Gado F1

Durante o treinamento, os participantes vão poder conhecer também o sistema de produção de leite a pasto aplicado com vacas mestiças denominadas F1 (50% sangue europeu e 50% sangue zebuíno), desenvolvido desde 1998 na Fazenda Experimental de Felixlândia. Este sistema tem funcionado como modelo na produção de leite e como alternativa na produção de carne.

De acordo com o pesquisador da Epamig, José Reinaldo Ruas, os resultados das pesquisas com touros zebuínos registrados e cruzados com fêmeas F1 mostraram que este acasalamento produz animais muito mais eficientes e bezerros de qualidade. "Ocorre tanto no aspecto do desenvolvimento, ganho de peso, quanto no da qualidade da carcaça, desmistificando a teoria de que vacas de leite não produzem animais para a cadeia da carne", afirma.