Minas por Região
Educação

10h00min - 05 de Maio de 2015 Atualizado em 10h19min

Professores têm ampliada a possibilidade de uso das avaliações contínuas do PAAE

Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar oferta banco de itens aos educadores para geração de provas

Os professores da rede pública estadual de Minas Gerais passaram a contar, neste ano, com a ampliação de possibilidades de uso do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). O sistema, que coloca à disposição dos educadores um banco de itens com questões para provas de alunos dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio, poderá ser acessado livremente pelos docentes, por meio de suas senhas, de acordo com a necessidade e a conveniência de cada um.

O programa fornece, portanto, dados diagnósticos da aprendizagem escolar para subsidiar o planejamento do ensino e as intervenções pedagógicas que cada docente precisa realizar em suas turmas. A partir de 2015, algumas mudanças nas avaliações que compõem o PAAE foram introduzidas pela atual gestão.

Não haverá a aplicação das avaliações obrigatórias do programa, neste ano, por exemplo. A Avaliação Diagnóstica e a Avaliação de Aprendizagem Anual não serão realizadas. Além dessa alteração, novidades foram implementadas nas Avaliações Contínuas, beneficiando os professores quanto à utilização dessa ferramenta pedagógica.

Para a diretora de Avaliação da Aprendizagem, Roseney Gonçalves de Melo, o cronograma que existia anteriormente dificultava a utilização do programa por muitos professores. Ela destaca que o PAAE é um grande e importante instrumento pedagógico. Ele serve para auxiliar o professor no seu dia a dia de trabalho. Por meio das avaliações que compõem o programa, o professor pode acompanhar o desenvolvimento da sua turma.

“Nós percebíamos que a obrigatoriedade de aplicação de algumas provas do PAAE acabava fazendo com que o programa não atingisse o objetivo proposto. Assim, a atual gestão decidiu tirar a obrigatoriedade da aplicação dessas avaliações e ampliar a possibilidade de acesso do docente ao banco de itens que o sistema oferta. Desta forma, ele tem mais possibilidades para utilizar as ferramentas que o PAAE oferece quando ele achar conveniente.”

Mudanças

Anteriormente, o professor só poderia aplicar aos seus alunos uma avaliação contínua por mês, de no máximo dez questões. A realização de nova prova estava condicionada ao lançamento das notas no sistema. Agora não há mais quantidade de avaliações a serem realizadas mensalmente.

Os professores de todas as disciplinas poderão buscar questões no banco de itens de múltipla escolha para as avaliações dos alunos, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, quando precisar avaliar os conteúdos ministrados. As provas não são mais geradas pelo diretor da escola. Apenas o professor poderá gerar a sua prova, que estarão disponíveis apenas na forma impressa.

Outro avanço relacionado às avaliações contínuas refere-se à disciplina de Língua Portuguesa. Para os professores deste conteúdo, o sistema passa a permitir também a geração de questões de produção de texto, de caráter discursivo. A resposta é redigida pelo aluno em forma de texto construído coerentemente com a proposta apresentada.

Cadastro

O acesso ao sistema do PAAE já está liberado para o professor. Quem já tem a senha de acesso ao programa pode usá-la normalmente. O professor que ainda não tem a senha deve acessar o site do programa (paae.institutoavaliar.org.br), se cadastrar e depois informar a direção da escola, que confirmará o cadastro. Estará disponível no site, também, um passo a passo que orientará o professor como gerar sua prova.

Os professores também terão a oportunidade de avaliar o conteúdo disponibilizado pelo programa, a eficácia do instrumento e apresentar sugestões de melhorias da ferramenta. Os formulários devem ser respondidos on-line até o dia 30 de maio.

Em caso de dúvidas ou outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação pelo e-mail sae.daap@educacao.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-3598/3587/3601/3599

Avaliações internas

O PAAE é um suporte para o processo de ensino. Os professores geram provas utilizando as ferramentas do Sistema de Avaliação Contínua, formado por questões objetivas e questões discursivas, diferenciadas em três níveis de dificuldade e vinculadas aos tópicos/habilidades considerados básicos, ou seja, cuja aprendizagem é fundamental para todos os alunos.

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), assim como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Enquanto os dois últimos auxiliam a Secretaria de Estado de Educação na elaboração de políticas públicas educacionais, o PAAE tem o objetivo de orientar os professores na prática pedagógica e no planejamento de suas atividades, a partir do desempenho dos alunos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato