Social | Trabalho / Social

10h21min - 13 de Setembro de 2012 Atualizado em 15h13min - 30 de Junho de 2013

Programa “Com Licença, Vou à Luta” abre novas perspectivas para mulheres em Minas

Em 22 municípios, iniciativa do Governo de Minas investe no aumento da escolaridade e na capacitação profissional de mil mulheres

Sedese/Divulgação
Aliado à alfabetização as mulheres são capacitadas para se inserirem no mercado de trabalho

Para melhorar sua condição social, por meio da autonomia e inserção no mundo do trabalho, 85 mulheres da zona rural de Santo Antônio do Itambé (região Central do Estado), na faixa etária dos 40 anos, aderiram ao Programa "Com Licença, vou à Luta", que o Governo de Minas desenvolveu por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Os cursos de formação para a cidadania, que são realizados aos sábados, fazem parte do primeiro módulo do programa e superaram a meta inicial na cidade, que era a de atender 60 mulheres. O resultado se deve ao trabalho de mobilização e parceria que a equipe municipal tem desenvolvido com empresas privadas, associações e órgãos públicos do município.

A gerente de Projetos Especiais da Sedese, Cláudia Aguiar, revela que a capacitação oferecida às alunas leva em consideração a realidade econômica e social da região onde elas residem. “Como a maioria das participantes são chefes de família e possui baixa escolaridade, além de morarem em regiões mais carentes, o programa busca ampliar seus conhecimentos para que elas tenham acesso ao mercado de trabalho”, explica Cláudia Aguiar.

Novas perspectivas

Maria das Dores Rodrigues da Silva, de 51 anos, moradora da zona rural de Santo Antônio do Itambé, ressalta que não vê a hora de aprender a ler e escrever. “Além de nos ensinar uma profissão, para que possamos tentar trabalhar fora de casa, o curso também irá me ajudar na alfabetização. É muito ruim ficar dependendo dos outros para ler uma bula de remédio, fazer uma ligação telefônica, entre outras coisas. Infelizmente, quando era mais jovem, não tive oportunidade de estudar uma vez que minha mãe precisava trabalhar e eu tinha que olhar meus irmãos menores”, revela Maria das Dores.

O segundo módulo do curso está previsto para começar em outubro e disponibilizará quatro oportunidades de capacitação profissional: cuidador de idosos, servente escolar, economia doméstica e recepcionista hospitalar.

Abrangência

Criado pela Sedese em 2011, o programa "Com Licença, Vou à Luta" já contempla cerca de mil mulheres, residentes em 22 municípios. Seu objetivo principal é promover o autoconhecimento, a autonomia e a cidadania das mulheres que se encontram na faixa etária dos 40 anos, por meio da elevação da escolaridade e da qualificação profissional, para que elas adquiram uma melhor condição de vida.

Atualmente os municípios beneficiados pelo Programa são: Alvorada de Minas, Campanário, Campo Azul, Catuti, Espinosa, Francisco Badaró, Gameleiras, Ibituruna, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Josenópolis, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Oratórios, Pirapora, Presidente Juscelino, Sabará, Santa Fé de Minas, Santo Antônio de Itambé e Verdelândia.