Trabalho / Social

14h48min - 04 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h55min

Programa de socialização de jovens recebe recursos de R$ 1,2 milhão

Serão beneficiados 570 alunos de escolas publicas municipais e estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana

Divulgação/Servas
Programa Valores de Minas incentiva a manifestação artística de jovens de escolas públicas de BH e região

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) assinaram convênio para o repasse de R$ 1,2 milhão para o programa Valores de Minas, beneficiando 570 jovens de 14 a 24 anos que participam do projeto.

Os recursos são Fundo Estadual da Infância e do Adolescente, gerenciado pela Sedpac e pelo Cedca Segundo a gestora do Valores de Minas, Fernanda Guedes, os recursos vão garantir a continuidade das atividades artísticas do segundo semestre de 2015, desenvolvidas com alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

No programa, os alunos participam, gratuitamente, de aulas de teatro, dança, música, circo e artes visuais. Além de conteúdos relacionados ao universo das artes, os jovens também  aprendem, como complementação teórica, lições de cidadania.

De acordo com Fernanda Guedes, no primeiro semestre os alunos tiveram as aulas teóricas e práticas e, de agora até o final do ano, vão se aprofundar no conteúdo para a montagem de um espetáculo multidisciplinar anual.

“O espetáculo possibilita a experiência de criação e encenação como parte do processo de socialização e formação humana desses jovens e adolescentes”, destaca a gestora do Valores de Minas.

Programa

O programa Valores de Minas tem como objetivo promover, além do desenvolvimento artístico dos participantes, o desenvolvimento humano e cultural, possibilitando o reconhecimento e exercício da cidadania e a participação social.

Os alunos são selecionados em três etapas: inscrições, entrevistas individuais e aulas experimentais. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, durante três horas diárias, e em alguns sábados e feriados.