Agricultura | Ciência e Tecnologia

09h09min - 23 de Abril de 2014 Atualizado em 09h09min

Programa do Governo de Minas investe na capacitação de apicultores do Mucuri

Produtores do município de Frei Gaspar realizam visita técnica em Ipatinga para aprimorar produção de mel e formar novos apicultores

Divulgação
Minas Gerais, segundo dados da Federação Mineira de Apicultura, é o quinto maior produtor de mel do Brasil

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Prefeitura de Frei Gaspar, realiza no dia 25 de abril uma visita técnica dos apicultores de Frei Gaspar à Associação Regional de Apicultura e Exportadores do Vale do Aço (AAPIVALE), em Ipatinga. A iniciativa integra as ações do Polo de Inovação de Teófilo Otoni, programa desenvolvido pela Secretaria.

O objetivo do trabalho é mudar a realidade da produção em Frei Gaspar com a transferência de tecnologia para os apicultores do município. A visita vai permitir que os participantes tenham acesso a novas técnicas que resultem no aumento da escala de produção como também a qualidade dos produtos, o que envolve aprender sobre cuidados com os apiários, alimentação das abelhas, troca de abelhas rainha entre outros temas.

A atividade será iniciada com uma palestra sobre a atividade apícola e em seguida os participantes conhecerão as dependências do entreposto da Associação, local onde se concentra a produção e processamento de todos os produtos do mel e seus derivados para comercialização e distribuição.

Apesar de existir uma associação de apicultores em Frei Gaspar, o nível de conhecimento dos apicultores ainda é considerado baixo em relação a outros municípios produtores de mel localizados na região do Mucuri. Uma vez que muitos contam com apoio de instituições como o Sebrae e Emater para melhorar o conhecimento  dos produtores, inclusive sobre o modo correto de produção do mel e seus derivados .

Os produtores de Frei Gaspar já tiveram um curso básico, em 2013, realizado em parceria com o Senar, sobre coleta e extração do mel. No entanto, ainda é preciso mais investimento em formação dos apicultores. Antes da formalização da associação a produção era totalmente artesanal sem a utilização das roupas e dos instrumentos corretos para fazer o manejo dos apiários (local onde as abelhas produzem o mel).

Minas Gerais, segundo dados da Federação Mineira de Apicultura (Femap) , é o quinto maior produtor de mel do Brasil e a região que mais produz é Jequitinhonha/Mucuri, representando 22,7%, seguido por Central (15,2%), Sul de Minas (14,5%), Rio Doce (12,8%), Zona da Mata (11,3%), Norte de Minas (9,3%), Centro Oeste (6,4%), Triângulo (4,2%), Alto Paranaíba (2,3%) e Noroeste (1,2%). O Estado produz quatro mil toneladas de mel por ano, que geram 13 mil empregos, grande parte em regime de economia familiar. São 4,5 mil apicultores, 85 associações e quatro cooperativas que garantem condições ideais para a produção de produtos de extrema qualidade.

Segundo a Assessora em Agronegócios do Polo de Inovação de Teófilo Otoni, Hadba Chalub, os apicultores  de Frei Gaspar poderão certificar que o trabalho com o mel é rentável, pois tem baixo custo. Eles conhecerão os maquinários necessários para o processamento dos produtos, envazamento em potes, garrafas e sachês. “Além disso, a atividade no entreposto permitirá o contato direto com outros produtores que já desenvolvem o trabalho apícola para exportação. O que poderá contribuir para ampliar o nível de qualidade da produção em Frei Gaspar”, ressaltou.

Vale do Jequitinhonha

A região do Vale do Jequitinhonha produziu mais de 700 toneladas em 2011. O crescimento da produção de mel dos seus 10 maiores produtores, de 2004 a 2011, foi de 894%a, gerando cerca de 2.370 empregos na agricultura familiar. A produção de cada tonelada de mel emprega em média três pessoas.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nos dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), as exportações do mel vêm se destacando em Minas Gerais e somaram US$ 1,7 milhão em 2011, apontando um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. O volume de exportações também cresceu: foram 559 toneladas, o maior volume desde 2004, quando 290 toneladas do produto deixaram o país.