Ciência e Tecnologia

14h25min - 23 de Abril de 2014 Atualizado em 14h26min

Programa Inventiva 2014 tem prazo para análise de propostas definido

Fapemig recebe inscrições de novas invenções até o dia 12 de maio para análise ainda no próximo mês

O Programa de Apoio ao Inventor Independente e Micro e Pequena Empresa ou Empresa de Pequeno Porte (Programa Inventiva), edital de fluxo contínuo que anualmente incentiva o desenvolvimento da inovação tecnológica em Minas Gerais, por meio de financiamento e ações de estímulo, já está recebendo propostas para 2014. A primeira reunião da Comissão Especial de Julgamento, da Fapemig, acontecerá no final do mês do próximo mês e serão analisadas as propostas encaminhas até o dia 12 de maio. As propostas encaminhadas após essa data serão analisadas na reunião seguinte, ainda sem data definida.

A submissão ao Programa Inventiva deve ser feita por meio do sistema Everest. Caso ainda não possua cadastro na FAPEMIG, o inventor deve se registrar por meio do campo “novo usuário”. No caso de dúvidas, uma mensagem pode ser enviada para o endereço eletrônico: ci@fapemig.br.

Histórico

Lançado em 2007, o Programa Inventiva é resultado de um convênio de cooperação firmado entre a FAPEMIG, o Sebrae-MG, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG). Desde o seu lançamento, já destinou R$ 900 mil para transformar invenções em produtos. A previsão é que o programa apoie 15 novos projetos até o fim de 2014. Na edição deste ano, os subsídios solicitados para o programa terão o limite de R$ 50 mil por proposta elegível.

O Inventiva atua com apoio ao empreendedor na construção do protótipo. Os recursos não reembolsáveis permitem que o inventor contrate uma consultoria especializada, desenvolva um design competitivo e finalize pesquisas para a modelagem do protótipo, dentre outras ações baseadas no pedido de depósito de patente.

Confira aqui o regulamento do programa.